2009-02-06

do alto dos seus 7.5 cm


Nascido no pós-crise petrolífera de 73, onde a palavra era controlar custos e gastos excessivos de petróleo em artigos de maior dimensão, desde a sua comercialização em 1975 que estes pequenos brinquedos criados por Hans Beck para o Brandstätter Group, têm vindo a cativar gerações e gerações de crianças [especialmente situadas na faixa etária dos 6-12 anos].

Falo pois claro dos afavéis Playmobil, brincadeira à qual não escaparam muitos dos que aqui escrevem (eu incluído), que no intervalo do futebol ou das intensivas explorações dos becos e terrenos que circundavam e componham a vizinhança, se dedicavam a construir durante horas autênticas cidades, com uma organização e estruturação que arrisco dizer, de fazer inveja a certas urbes portuguesas [ehe], fazendo com este brinquedo inúmeras experiências, direi mesmo de carácter sociológico, dada a multiplicidade de papéis, funções, profissões ou mesmo estratos sócio-económicos que atribuíam aos diferentes bonecos durante as brincadeiras [p.e. havia normalmente os ricos e os pobres bem reflectidos no detalhe com que se "compunham" as casas; havia normalmente uma grande panóplia de profissões; ou testavam-se assuntos aprendidos na escola - lembro-me de simular eleições e testar assim o sistema de percentagem dado na escola, isto estava eu numa 3ª classe].


De facto, reflectindo bem, o segredo deste brinquedo estará na combinação entre forma pouco complexa do boneco em si - criando um grande laço com a criança até pela imagem simpática da figura, conjugado ao mesmo tempo com uma grande flexibilidade e detalhe que eram/são fornecidos pelos cenários muito realistas organizados tematicamente, que foram/são constantemente adaptados ao longo destes anos. Isto, aliado ao facto de serem lançados imensos packs temáticos muito díspares entre si, faz com que este brinquedo se tenha tornado objecto de colecção ao longo dos tempos - sendo o arqui-rival do Lego.


Paralelamente toda a flexibilidade dos modelos em questão, foi aproveitada artisticamente, sob a forma de feitura de inúmeros clips e filmes, entre o qual o acima representado que cruza e inspira-se em diálogos do fantástico Pulp Fiction adaptando-os a uma criativa e blasfema Natividade. Mas poderão ver por exemplo uma recriação fiel do western "O Bom, o Mau e o Vilão".Ou a recriação do "Gladiador". Ou ouvir "Let it Be" dos Fab 4. Ou uma música de Clash. A escolha é imensa.

Com tudo isto, fica aqui o tribuno póstumo deste blog ao "Pai do Playmobil" - Hans Beck, falecido a 30 de Janeiro último, vítima de doença prolongada.

Sem comentários: