2009-02-12

1809 - Uma boa colheita


Que têm em comum Louis Braille, Pierre-Joseph Proudhon [vide também aqui], Edgar Allen Poe, Felix Mendelsson, George Haussman e Nikolai Gogol [isto só para citar alguns]? Para além de terem deixado um impacto nas suas suas respectivas áreas, nasceram todos em 1809, celebrando-se deste modo o seu bicentenário.

A lista já é impressionante, mas se tomarmos em conta que neste presente dia se celebra o nascimento de Charles Darwin e de Abraham Lincoln, creio que o epíteto "excelente safra" pode ser bem aplicado a esse ano.

Darwin "apenas" forneceu uma explicação lógica e racional para a diversidade de espécies existente, com a sua teoria da evolução das espécies, base da Biologia Moderna. No entanto o seu legado transvasou o mero campo da Biologia, para muitas outras áreas, influenciando fortemente o pensamento científico desde então.

Lincoln [numa altura em que na Casa Branca está um presidente afro-americano que se revê nele], é simplesmente apontado como um dos melhores presidentes americanos de sempre. De humildes origens, destacou-se pelo papel preponderante na abolição da escravatura - facto que quase provocou um secessão e motivou uma Guerra civil - sendo também lhe apontado um brilhante e hábil exercício de poder, onde procurou aconsellhar-se junto dos seus adversários. O seu assassinato ajudou a conferir-lhe uma aura que se reflecte na importância que a história americana lhe [bem] atribuí.

Hoje no metro, vi uma rapariga a ler "On Natural Selection" de Darwin. Calculo que tenha sido propositado, mas não deixa ser uma boa maneira de celebrar o legado de um homem, cujo pensamento continua a ser válido.

Sem comentários: