2009-01-23

É assim que se vê que a crise é mesmo grave...

É irónico como aquele que era considerado o especulador-mor da nossa praça, tem aparecido nos últimos tempos como uma virgem ofendida, clamando por uma responsabilização dos especuladores [não é alheio ter sido das pessoas que mais perdeu dinheiro nos últimos meses].

Hoje no Público, Joe Berardo com a sua simplicidade desarmante, admite que esta crise teve o condão de o fazer repensar, obrigando-o a ter que reaprender a lidar com o novo paradigma. Muitos poderão considerar esta declaração, como reflexo das suas perdas. Vindas do Soros português [versão recauchutada], creio que isto é demostrativo do alcance da crise.

1 comentário:

amsf disse...

Já venho a dizer há algum tempo que não me admiraria que o Berardo "falisse" nesta crise! Parece-me que ele não percebe nada de mercados de capitais. Simplesmente enquanto o mercado estava bull foi ganhando algum dinheiro até porque alavancava as suas posições com crédito bancário. Agora que o mercado esta bear e que ele tem que reforçar as suas garantias junta da banca é que a sua situação e estratégia ficam à vista de toda a gente. Ele tem acções do BCP compradas a c/ de 5,00, com um crédito de 600 milhões da CGD, neste momento o BCP está a c/ de 0,76. Ele não é diferente de outros pequenos investidores!Recomendei a uma pessoa amiga que vendesse as suas BCP em Junho de 2007, a 4.19, respondeu que se o fizesse perdia dinheiro. Voltei a fazer a mesma recomendação em Janeiro de 2008, 2.20, em Março recomendei que vendesse os direitos em vez de ir ao aumento de capital e que vendesse as próprias acções , c/ de 1.75, ignorou-me porque tinha um amigo que percebia do assunto (economista) e agora chora baba e ranho porque elas têm andado na casa dos 0,70-0,80!!! Nunca me pareceu que o Berardo percebesse do assunto. É preciso saber entrar mas também é preciso saber sair...podemos estar a perder 50% mas é sempre possível perder até 100%!!!