2009-10-22

Quando os flashes estão off.



"(...)Poucos paparazzi conseguem captar momentos íntimos como Brad Pitt a depilar as pernas de Angelina Jolie com uma gilette, Nicole Kidman ao espelho a usar fio dentário ou a Rainha Isabel II sentada na sanita a ler uma revista. A fotógrafa britânica Alison Jackson consegue tudo isso e muito mais. Pôs George Bush a resolver um cubo mágico, convenceu Madonna a mudar a fralda ao seu bebé adoptado e apanhou Amy Winehouse de garrafa de rum na mão a divertir-se numa ilha das Caraíbas, onde supostamente estaria a passar uma temporada numa clínica de reabilitação.

Alison Jackson não está no sítio certo à hora certa, nem tem uma objectiva que entra sem ser convidada em casa dos famosos, ultrapassando paredes e segurança. O truque para as suas fotografias é contratar sósias ou pessoas que encontra por acaso na rua e lhe lembram alguma estrela, nem que seja vagamente(...)"

Tantas vezes colocadas num pedestal e elevadas a uma condição sobre-humana, não deixa de ser engraçado visualizar estas montagens e situações elaboradas com duplos, sem nos questionarmos e pensarmos que efectivamente, também as estrelas e pessoas com imensa exposição mediática, passam por situações banais e comuns como um de nós, por detrás da imensa capa que muitas vezes têm de exibir. Neste caso em situações bem cómicas, simulando situações que poderiam acontecer no recanto do sua privacidade quando os flashes estão off.

Para visualizar o restante trabalho de Alison Jackson, vide sítio da artista - via I (clicar em 1ºparagráfo para artigo completo.

Sem comentários: