2008-10-30

Money, Money, Money... what about it?

O que sabemos nós, realmente acerca da palavra dinheiro? O seu conceito económico, como foi criado e como cria a nossa sociedade o dinheiro??? Estas são perguntas que podem parecer simples, mas para quem não teve cadeiras de economia, para quem lida com dinheiro todos os dias e depende dele para sobreviver... sou obrigada a reconhecer que não sei responder...??!!!!

E vocês??!!!!

Talvez seja bom darem uma olhadela a estes vídeos.

A versão inicial que vi estava completa, mas só consegui encontrar esta que está partida em 5 partes, no entanto vale o esforço!

Enjoy!!









2008-10-29

Pillow Fight Club - The Rules



Os 10 sacramentos que todos os aspirantes a Tyler Durden deverão saber no próximo sábado:

1- Fala do Pillow Fight Club

2- Fala mesmo a toda a gente do Pillow Fight Club

3- Traz a almofada dentro de um saco grande, ou de lixo.

4- A batalha começa às 17 em ponto, NÃO antes. Deves chegar um pouco antes, e vaguear pelo resto da Alameda. Só às 17:00 corres para o ponto designado e tiras a almofada do saco.

5- Se uma pessoa protestar, ou não tiver almofada, não podes lutar com ela.

6- É proibido lutar com outros objectos que não almofadas, introduzir coisas pesadas dentro das almofadas, ou usar violência.

7- São proibidas manifestações políticas ou ideológicas.

8- A batalha continua até acabar.

9- Quando acalmar, vê se há alguma almofada que não tenha sobrevivido. Faz-lhe um funeral no mar com honras de estado, ou pega nela e mete no lixo.

10- Se houver comunicação social presente, a resposta oficial a qualquer pergunta é "Vim agora do IKEA, fui lá comprar almofadas. Saí aqui na Alameda e de repente apanharam-me no meio disto."(Podem substituir por Moviflor, Habitat, Casa das Sandes, o que quiserem. O importante é fingirem-se de despercebidos e não irem no jogo dos jornalistas.)

Próximo sábado não se esqueçam de marcar na vossa agenda! Pillow Fight na Alameda junto à Fonte Luminosa. Às 17h. Com a chancela da ImprovLisboa - mais info aqui. Tragam a vossa almofada e uma t-shirt/sweat de cor primária...and let project Mayhem begin!

[em cima um vídeo do Expresso sobre uma batalha organizada no passado sábado pela associação Todos A Marar no Largo Camões em Lisboa]

2008-10-28

História de um Veto

Cavaco vetou no dia que passou, o novo Estatuto Político Administrativo dos Açores, o mesmo que já tinha sido submetido em Julho a Tribunal Constitucional para averiguar a correcta constitucionalidade, tendo o mesmo sido chumbado. A posterior alteração e aprovação por unanimidade pela Assembleia da República, não chegaram para evitar novo veto (desta vez Justificar completamentepolítico), retorquindo Cavaco que a proposta continua a por em causa o equilíbrio institucional existente no actual sistema.

Cavaco, que recorde-se chegou a convocar uma comunicação pública ao país [indecifrável para leigos dada a linguagem político-jurídica usada] a denunciar a gravidade de tal facto, fez na minha opinião o correcto ainda que possa parecer um preciosismo aos olhos de muitos. Importa reter no entanto a posição dos partidos que aprovaram por unanimidade o Estatuto. Se do lado do PS será interessante ver se abrirá uma frente de combate (desnecessária no actual contexto) com Belém, se do lado do PP o partido já anunciou que não alterará nada e o BE já anunciou que quer introduzir as alterações rapidamente de modo a aprovar o Estatuto, importa analisar as reacções de PCP e PSD.

Estes partidos aquando da aprovação, fizeram-se acompanhar por declarações de voto onde p.e. o PSD enunciava que iria ponderar se iria requer nova análise à constitucionalidade da lei. Ou seja estava a aprovar um lei que pensava ser inconstitucional (o que diga-se de passagem é um grande paradoxo). Estava claro que a proximidade de um processo eleitoral no arquipélago, era o motivo para o seu voto favorável. No entanto, não deixa de ser engraçado que esses partidos venham agora indicar que as suas reservas estavam correctas e que sempre tiveram razão.

Veremos no que dá esta questão, sabendo-se que basta ao PS votar a favor para Cavaco ser obrigado a promulgar o Estatuto.

P.S. Ainda que critique a postura de confrontação verbal e institucional usada pelos orgãos de poder madeirenses face ao poder central (algo que apenas nos prejudica), não deixa de ser curioso que tenha sido os Açores a levantar estas questões de equilíbrio institucional e desafio à reserva de competências do poder central na sua proposta de Estatuto.

Tensões

JJT aqui escreveu depois do último debate:

"(...)Parece que Obama só precisa de não cometer nenhuma gaffe e andar de colete à prova de bala... e já não lhe fugirá a vitória(...)"

Pese tenha sido uma campanha em que as tensões raciais mal se têm notado, julgo que esta notícia te vem dar razão.

Face às visíveis divisões no campo republicano, creio que o que neste momento atormenta a "entourage" de Obama é o efeito Bradley.

Divulgação - Leilão


Este é um leilão pouco vulgar, pelo que se justifica esta breve apresentação.

O João (João Manuel Barreto Pereira Gomes, de seu nome completo) deixou-nos no passado mês de Junho, após mais de uma década de luta corajosa contra a doença que acabou por o vitimar.

Ocupou-se, nas últimas semanas de vida, a preparar – com uma notável tranquilidade e lucidez – o destino a dar aos seus haveres. Decidiu-se por designar quatro instituições (a AMI, a Médicos do Mundo, a Acreditar e a Casa Sol) como suas herdeiras, determinando que os seus bens deveriam ser vendidos em hasta pública, revertendo o seu produto para aquelas instituições sob a forma de donativo.
Esta a razão de ser deste leilão, a cuja organização se associam as associações, familiares e amigos do João.
O que está em causa são objectos de um professor de artes visuais, que cultivava o gosto pelas artes e pela música. Nenhuma fortuna, portanto. O que nos propôs é esta forma de ajudar os outros através de donativos às associações por ele escolhidas.
O valor das peças é muito variável. Ajusta-se, por isso, a todas as bolsas. Especialmente nesta época de Natal.
Contamos com todos para divulgar esta iniciativa!

As regras simples para o decorrer do leilão são as seguintes:
1. Qualquer pessoa pode participar no leilão, fazendo as suas ofertas e indicando nome e contacto.
2. As peças a leiloar estão organizadas por lotes, identificados por um número de referência, com um preço base de licitação e lance estabelecidos.
3. As peças estão em exposição na morada R. Conselheiro Martins Carvalho, nº 7 – 3.º Esq., em Lisboa (a casa do João), onde podem ser vistos no seguinte horário:
- 3ª a 6ª feiras, das 17 às 20 horas - Sábados, das 15 às 20 horas
4. As ofertas podem ser efectuadas entre os dias 4 e 15 de Novembro, no local de exposição (nos horários definidos) ou por email leilaojoaogomes@gmail.com
5. Diariamente, são actualizadas em lista disponível na morada referida e no blog http://leilaojoaogomes.blogspot.com/ as melhores ofertas. Assim cada um pode acompanhar a situação da suas ofertas, verificando se se mantém ou se foram ultrapassadas.
6. Qualquer pessoa pode licitar quantas vezes quiser, até às 20 horas da data limite (o dia 15 de Novembro).
7. Após a hora marcada para o encerramento do período de licitação, será comunicado a todos os interessados o resultado do leilão.
8. As pessoas que fizeram as melhores ofertas assumem a responsabilidade de, no prazo de uma semana, procederem aos pagamentos e levantamentos respectivos, sendo de sua inteira responsabilidade as eventuais despesas com o seu transporte. Caso não o faça no prazo definido, o bem será atribuído a quem fizer a oferta imediatamente inferior.
9. Para este efeito, mantém-se o horário definido no ponto 3.
10. Os pagamentos serão preferencialmente efectuados em cheque (à ordem de João Manuel Barreto Gomes) ou, em alternativa, em dinheiro.

O balanço final do leilão e as suas contas serão apresentados no blog http://leilaojoaogomes.blogspot.com/, bem como às associações beneficiárias.

in Nem Vale a Pena Dizer Mais Nada...

[nota do Editor: Respondendo ao apelo lançado pelo desbobinador JJT no seu espaço pessoal, transcrevo a publicitação de um leilão cuja receita reverte para uma boa causa. Fica dada a dica!]

Testosterona aos níveis da ex-RDA

Programa deste último domingo.

Acordei tarde e comi um resto de lasanha pré-congelada que reaqueci. Fui ver motores roncar no RoadShow da Renault à Av. Liberdade. Saí de lá e fui ao Estádio ver bola. Depois ainda fui para um café ver mais bola, devidamente acompanhado de umas quantas "jolas".

Bem...Depois deste programa a fervilhar de testosterona, desconfio que me cresceram mais uns quantos pêlos no peito! (não se preocupem...ainda não cheguei ao nível do Jay ;-)

2008-10-27

6=0 HOMEOSTÉTICA


Documentário sobre o movimento Homeostética, que surgiu em Lisboa nos anos 80 e foi constituído pelos artistas Fernando Brito, Ivo, Pedro Portugal, Pedro Proença, Manuel João Vieira e Xana. Utilizando o humor como estratégia de demarcação crítica, a Homeostética manteve sempre uma posição marginal de fortes influências Dadaistas e desenvolveu uma intensa produção que resultou em exposições, textos, manifestos, filmes, concertos e outras performances colectivas. Discretos nas suas realizações e desprezando olimpicamente a sua própria glorificação, os homeostéticos perderam em visibilidade externa o que vieram a ganhar em modo de existência. Para eles o sentido da vida encontrava-se na criação artística e a criação artística, por sua vez, permitia-lhes inventar novas possibilidades de vida.

in doclisboa.org

Tendo recebido uma menção especial na edição deste DocLisboa que ontem finalizou, este excelente documentário realizado por Bruno de Almeida em parceria com 2: - que tive a oportunidade de ver na passada sexta 24 de Outubro e no qual deixo o respectivo trailer - retrata a história e evolução do movimento Homeostético. Englobando o mediático Manuel João Vieira - quem não se recorda da sua memorável caminhada presidencial de 2000 (na qual participaram dois ilustres membros deste espaço), este grupo de jovens artistas realizando uma profusão de trabalhos nas mais variadas áreas - a criação dos míticos Ena Pá 2000 é apenas um exemplo disso mesmo - usou o humor para criticar a pequenez do país e do meio artístico português. Completamente adversos a qualquer tipo de reconhecimento, fosse pessoal, fosse por parte da elite intelectual da época - sendo muitas vezes vistos de lado - em 2004 Serralves dedicou-lhes a devida homenagem através de uma exposição comemorativa.

Assentes numa sucessão de códigos próprios ligados à própria herança cultural do país, não deixo de pensar que se Monty Phyton conseguiram o sucesso e projecção que tiveram pelo surrealismo e absurdo dos seus "sketches" na altura em que apareceram ou Seinfeld teorizando sobre o nada numa série homónima no início de 90's, este movimento olhando às suas produções e à multidisciplinariedade da sua produção artística e ao contexto vivido no país, caso estivéssemos noutro país, o movimento poderia ter tido uma outra projecção ou reconhecimento.

Fica dada nova dica. Vale a pena. Porque uma gaja boa, é porque não é boa à toa!*

*sábias palavras homeostéticas

2008-10-26

Aula (Magna) de Deolinda


Aula Magna. Sábado 18 de Outubro. Sala totalmente repleta com espectadores dos 20 aos 70. Ele e ele também estavam por lá, assim como outros colunáveis. Ao contrário de outros concertos, este primava pelo ordenamento com que a sala se foi compondo.

Reconheço que não sou um daqueles fãs que tem as letras todas da banda debaixo da língua (ao contrário da Ratazana - com quem fui - que fez questão de decorar letras antes). Aliás só tive contacto com a banda por mero acaso neste Verão, se bem que já tinha ouvido uma música que julgo passava numa série (ou novela que por vezes sou obrigado a ver..grrrr - fica sempre bem dizer isto).

No entanto, pelo facto do meu pai ser um grande apreciador de fado, cresci a ouvir (e a diabolizar em certas alturas este género). Reconheço que isto me deu algum "backround" e hoje até gosto de rever alguns vinis do meu pai. Face à roupagem dada pela formação "jazzística" do quarteto, recomendo a audição ou visualização ao vivo de um espectáculo da banda. Neste especial aspecto, a vocalista que começou algo nervosa, rapidamente cativou e dominou o público, tendo a banda conseguido um espectáculo sempre em crescendo até ao Clímax final. Justamente com este Movimento Perpétuo. Sim, aquela música que perfeitamente poderia ser o nosso hino. E seguiram-se mais três encores com sucessivos banhos de palmas. E eu (e a ratazana) a certa altura já cansados de tanto aplaudir.

Mas mereceram. Fica dada a dica. Com o selo de qualidade do Desbobina.

Ironias IV

Manuela Ferreira Leite finalmente falou e solenemente proclamou que está "contra qualquer obra pública que obrigue ao recurso ao crédito". Num dia em que foi anunciado que a dívida contraída pela Região aumentou, olhando obviamente aos (altos) juros que teremos de pagar - e que se estima que se prolongarão por mais que uma geração [basta ver a trafulhada com as Sociedades de Desenvolvimento] - era interessante questionar a Dra. Ferreira Leite sobre a política orçamental seguida pelo seu partido na Região Autónoma da Madeira...

2008-10-25

Ski Ba Bop Ba Dop Bop

Porque também os há por aqui...Feliz Dia Mundial da Gaguez!

(clicar na imagem para regressar uns valentes anitos atrás e rever esta pérola de música que nos infernizou/alegrou - riscar o que não interessa - cantada por um músico que era muito gago)



2008-10-20

...a história repete-se


Ontem foi dia de Taça de Portugal e mais uma vez ficou provado que os ditos "pequenos" ficam ainda maiores que os "grandes". Isso aconteceu em Arouca, onde o "GRANDE" Arouca venceu o "pequeno" Marítimo. Na Luz, quase que o filme era o mesmo. Devido ao Moreira ... Mas mesmo assim o jogo de ontem fez lembrar os velhos tempos em que o Benfica de Bento, Chalana, Sheu e Maniche faziam muitos golos...

Fórmula Student IST/Hockenheim2008 - Best Of



Na sequência do aqui escrito há tempos, trago-vos um vídeo que faz um breve resumo da meritória participação da equipa do IST na dita prova (liderada pelo grande amigo Gabriel).

Que a experiência tenha sido enriquecedora e que para o ano façam mais e melhor ;)

2008-10-19

LA MANO DE DIOS

...entusiasmado com as postagens anteriores sobre o melhor jogador de futebol de todos os tempos para muitas pessoas, eis mais um post...Desta feita sobre a "Mão de DIEGO".




LA MANO DE DIOS
================
En una villa nació, fue deseo de Dios,
crecer y sobrevivir a la humilde expresión.
Enfrentar la adversidad
con afán de ganarse a cada paso la vida.
En un potrero forjó una zurda inmortal

con experiencia sedienta ambición de llegar.
De cebollita soñaba jugar un Mundial
y consagrarse en Primera,
tal vez jugando pudiera a su familia ayudar...

A poco que debutó
"Maradó, Maradó",

la 12 fue quien coreó
"Maradó, Maradó".
Su sueño tenía una estrella
llena de gol y gambetas...

y todo el pueblo cantó:
"Maradó, Maradó",
nació la mano de Dios,
"Maradó, Maradó".
Sembró alegría en el pueblo,
regó de gloria este suelo...

Carga una cruz en los hombros por ser el mejor,

por no venderse jamás al poder enfrentó.
Curiosa debilidad, si Jesús tropezó,
por qué él no habría de hacerlo.
La fama le presentó una blanca mujer
de misterioso sabor y prohibido placer,
que lo hizo adicto al deseo de usarla otra vez

involucrando su vida.
Y es un partido que un día el Diego está por ganar...

A poco que debutó
"Maradó, Maradó",
la 12 fue quien coreó

"Maradó, Maradó".
Su sueño tenía una estrella
llena de gol y gambetas...
y todo el pueblo cantó:
"Maradó, Maradó",
nació la mano de Dios,

"Maradó, Maradó".
Sembró alegría en el pueblo,
regó de gloria este suelo...

Olé, olé, olé, olé, Diego, Diego.
================

...Mas não é tudo, eis enquanto escrevia este post, encontrei um artigo que deita por terra esta musica. Maradona pediu desculpa à Inglaterra pela "mão de ouro".


“Se pudesse desculpar-me, viajar atrás no tempo e mudar a história, não hesitaria”.
(Diego Armando Maradona/31 Janeiro 2008)



2008-10-18

Si yo fuera Maradona...



Na sequência deste post, reconheço que hoje andei com esta música a ecoar na cabeça. Obra do grande Manu Chao (que também aparece no documentário a tocar a música para El Pibe).

Já agora trailer do filme aqui.

Foi você que pediu um "Independência"?


Por vezes fico estupefacto com o "timming" com que se proferem algumas declarações [isto nem falando no teor].
Então não é que esta semana, Coito Pita, eminente deputado da bancada laranja na Assembleia Legislativa Regional da Madeira, qual D. Pedro preparando o seu grito do Ipiranga proferiu: "Que mal vem ao mundo se a Madeira se tornar independente?"

De facto num contexto de crise financeira mundial, onde até se coloca em causa a existência de paraísos fiscais e demais congéneres - no qual se inclui o Centro Internacional de Negócios da Madeira, numa altura em que os custos de transporte e de viagem subiram - importante numa região turística como a nossa - devido à alta do petróleo (tendência que aliás irá continuar olhando que não é um recurso ilimitado e a economia e o modo de vida estão deveras preso a esta fonte de energia), olhando por outro lado à pequenez de recursos e do espaço existente, à ausência de matérias primas valiosas ou de cariz energético e à pouca diversificação de receitas que poderia existir, não sei o porquê desta insistência neste autêntico "soundbite" de consumo interno - no rectângulo nem houve uma notícia sobre o mesmo, sinal que estas declarações, se foram proferidas como forma de pressão, há muito que perderam o seu efeito.

Nem vou recordar o orgulho que a população sente em ser portuguesa, comprovada aliás por uma sondagem efectuada em Fevereiro onde cerca de 3/4 dos inquiridos rejeitava veemente uma possível independência.

Em vez de se andar a vociferar contra Lisboa [a cassete à muito que está a ficar gasta] ou a perder-se tempo em assuntos acessórios como revisões constitucionais - quando está visto que nem fazem uso de todas as actuais competências possíveis, porventura seria de bom tom começar a mostrar algum trabalho e alguma capacidade de criatividade e iniciativa que fujam ao habitual método de delapidação de potencialidades endógeneas que a ilha tem [dou o exemplo da floresta laurissilva e as levadas] e entrega do mesmo aos mesmos grupos privados de sempre através de construções de cariz duvidoso que apenas acrescentam um cariz artificial à ilha, desvalorizando o contexto [como querem fazer no caso do teleférico no Rabaçal].

Este autonomismo travestido de independentismo bacoco e sem sentido nenhum [aliás nem temos elementos histórico-culturais que sejam sequer distenciadores da restante população portuguesa], tem-se revelado numa perspectiva de confrontação [qualquer estratego sabe que convém ter um inimigo externo por vezes], quando esta mesma autonomia na verdade deveria ser de cooperação. Receio é que a factura a pagar pelas gerações vindouras [se não for até bem mais cedo] devido a certos erros crassos que têm vindo a ser cometidos, venha a ser bem pesada e muito díficil de inverter devido a todo este historial de disparates verbais que temos vindo a assistir.

2008-10-17

caixinha mágica



Será que vai pegar? Daqui a dias, vamos ouvir nas rádios deste pais?



E esta? Também?


Deixo alguns textos de alguns professores de TIC envolvidos nestas "(des)FORMAÇÕES" do MAGALHÃES.

Cúmulo do azar...



...pior que perder com um auto-golo é perder com um auto-golo no último segundo...

(Espanha vs Brasil na final de domingo do Mundial de Futsal)

DocLisboa 2008


Começou hoje a VIª edição do DocLisboa. Para grande desgosto meu já não há bilhetes para o "Maradona by Kusturica" - esgotado há já algum tempo. Destaco no entanto o ciclo Wiseman. Até dia 26 em várias salas da capital. Fica dada a dica. A qualidade é garantida.

mais info aqui

2008-10-16

American crisis

O Banco Federal Americano iniciou já a emissão das notas comemorativas da situação económica actual...

obs.: via Banco Corrido

is he a winner?

One week ago, Joe Wurzelbacher was just another working man living in a modest ranch house near Toledo thinking about how to expand his plumbing business. But when he stopped Senator Barack Obama during a visit to his block this weekend to ask about his taxes, he set himself on a path to being the newest media celebrity — and, like other celebrities, found himself under scrutiny.
(...)
An official at Local 50 of the plumber’s union, based in Toledo, said Mr. Wurzelbacher does not hold a license. He also has never served an apprenticeship and does not belong to the union. (The national plumber’s union, the United Association of Plumbers, Steamfitters, and Service Mechanics, endorsed Mr. Obama, it should be noted.)
“He’s basically playing games with the world,” Thomas Joseph, the local’s business manager, said in a telephone interview Thursday morning.

New York Times
, 16 Out 2008

obs.: Parece que Obama só precisa de não cometer nenhuma gaffe e andar de colete à prova de bala... e já não lhe fugirá a vitória...

efeito "Back Splash"

Queirós quando chegou prometeu um corte radical com a era Scolari.

Depois do jogo de hoje, onde 67 ataques efectuados, 28 remates e 68% de posse de bola da equipa se materializaram num 0-0 frente a uma "poderosa" Albânia, podemos adiantar que este corte tem realmente funcionado.

Esperemos é que o corte não seja demasiado grande e nos leve "a participação na fase final"...

The Empire Strikes Back...

E à terceira ronda McCain teve de atacar.
Creio que face às anteriores prestações, poderá haver uma tendência para sobrevalorizar a prestação do candidato republicano (que até saiu-se muito bem na parte económica - que lhe tem sido muito cara - trazendo o tema para um contexto mais terra a terra através da explicação do que sentiria o "Joe the Plumber"e quais as medidas que preconizaria). No entanto é de frisar que "Jedi" Obama esteve seguro q.b., expondo as suas ideias e controlando a margem que dispõe.

McCain tentou trazer alguns assuntos incómodos para a candidatura democrata, mas estas questões foram com mais ou menos dificuldade rebatidas por Obama. No entanto, pessoalmente julgo que foi desperdiçada uma boa oportunidade para dar uma estocada final à candidatura republicana, aproveitando as pontas soltas que têm vindo a vir ao de cima.

McCain aproveitou ainda este debate para decalcar-se da administração Bush, consolidando um progressivo afastamento que já vinha sendo testado de há umas semanas a esta parte - a que não é alheia as baixas taxas de popularidade de W. Bush.

Não posso deixar de constatar, que depois de ver este debate, ainda não posso dar a vitória a Obama. McCain goste-se ou não do discurso, procurou sempre usar linguagem acessível, apelando ao americano comum, passando a sua mensagem em curtas frases - ao invés do seu opositor - pese os vários ataques que fez o possam prejudicar na captação de eleitores indecisos.
Ao contrário do que já vem sendo anunciado (e desejado) na Europa, face a esta discrepância de estilos que observei e pelo facto de a maioria dos americanos preferir este mesmo discurso prático e directo, não considero que a vitória do bloco democrata seja "fava contada" (embora creio e deseje que vá acontecer).

Veremos nos próximos dias (hoje no dia seguinte ao debate creio que começaram a sair as primeiras sondagens), se McCain retirou mesmo algum proveito da postura "Maverick" que mostrou hoje no debateou se pelo contrário isso o afectou.

P.S. Olhando aos outros debates, creio que este foi mais completo, com mais substância e permitiu verificar as grandes diferenças existentes entre os dois candidatos.

3rd round Obama vs McCain - and the winner is...

...e o vencedor deste terceiro e último debate: "Joe the Plumber"


2008-10-15

..."tanto!"

Uma excelente "finta" do Cristiano Ronaldo ao Nuno Gomes (em jogo para a Liga dos Campeões, Época 06/07).



... a finta não foi feita com bola, mas mesmo assim foi uma excelente "finta".

Post Scriptum 01: Eu estava presente nesse jogo, como fotografo no relvado...bons momentos vividos!
Post Scriptum 02: Tive acesso a este video, enquanto estava a folhear aquelas revistas de "fofoquiçes"

Entre 17 e 19 de Outubro...

Diz que é uma espécie de noção de Desenvolvimento Sustentável...

Cunha e Silva (para quem não sabe, vice-presidente do executivo madeirense e muitas vezes apontado como principal delfim de AJJ) quando questionado sobre o relatório do Tribunal de Contas que estima que as dívidas das Sociedades de Desenvolvimento venham a custar ao cofres da região até 2032, cerca de 867 Milhões €...

"Preocupar-me-ia se não fizesse obra. Mas como fiz as obras e estão à vista de todos, e são obras para satisfazer e são do agrado da geração presente e das gerações vindouras, naturalmente que estou de consciência tranquila"

in dnoticias.pt


Convite original...


...para uma mega-festa (realizada no passado dia 11). Em 17 países. Durante 24 horas. Do seu XXXº aniversário. Excelente obra-prima. Brought to you by Diesel.

2008-10-10

Quando a democracia se transforma em partidocracia...

Hoje será votada (e muito provavelmente chumbada) as propostas de lei dos Verdes e BE de permissão do casamento civil entre homossexuais, devido à imposição da disciplina de voto pela direcção do grupo parlamentar do PS à sua bancada, isto numa altura em que transparecia uma grande divisão de opiniões.
Aparte da discussão moral da proposta ou sobre o "timming" da mesma, esta medida decretada pela direcção do grupo parlamentar do PS, é o perfeito exemplo de um dos grandes males que afecta o nosso sistema político: a distância entre os eleitores e os eleitos e a consequente submissão dos segundos à lógica partidária.
Reservando a Constituição Portuguesa o exclusivo de apresentação de candidaturas ao Parlamento, a relação acaba verdadeiramente por ser entre eleitores e os partidos, dado que são estes que escolhem as listas, sendo que o que normalmente acontece e isto numa lógica de garantir a sua reeleição, os deputados acabam quase sempre por seguir as directrizes emanadas pela sua direcção de bancada parlamentar (quando a há, obviamente), mesmo contra a sua vontade ou interesses das populações que o elegeram.
Observando o que tem vindo a ser veiculado nos últimos dias, é interessante notar opiniões a favor da lei de deputados que muito provavelmente irão votar contra a lei, contrariando os seus próprios princípios e convicções nalguns casos e optando por garantir a sua sobrevivência política.
Este calculismo político e subversão de toda a lógica de independência e resposta perante os seus eleitores que os eleitos devem ter acaba por lentamente dar mais umas machadadas no actual sistema político afastando a política do comum eleitor.

Parafusos

Porque é uma coisa que não abunda muito neste espaço...

Feliz Dia Mundial da Saúde Mental!


Ironias III


Li hoje no Público que a F1 imbuída de uma súbita consciência ambiental (fica sempre bem nos dias que correm), resolveu aderir à campanha da FIA "Make Cars Green" (na qual o ACP participa), tendo a Bridgestone se associado e produzido pneus com riscas verdes para alusão à adesão. Isto é tudo muito engraçado, não fosse esta uma disciplina cujos bólides consumem até 75 litros aos 100km...

(ainda assim e sabendo-se que a F1 é um imenso laboratório de experiências de sistemas e instrumentos que depois são aplicados à produção regular de automóveis, seria bem mais prático adoptar medidas como o desenvolvimento de motores híbridos e medidas afins)

Quiz XXX


É impressão minha ou a recente actualização ao interface do MB ficou com um layout bem infantil? Já estou em pulgas para a próxima inovação. Será que em vez de dinheiro real, sairão notas de Monopólio?

Post Scriptum: indicar apenas que pese o novo layout algo infantil, gosto do aspecto menos pesado que o mesmo dispõe em relação ao congénere anterior...

2008-10-09

Hino

Existe alguns desbobinadores que ainda trocam alguns versos do Hino da Madeira...


Deixo aqui o Hino correcto para lerem e relerem...

Do vale à montanha e do mar à serra,
Teu povo humilde, estóico e valente
Entre a rocha dura te lavrou a terra,
Para lançar, do pão, a semente:
Herói do trabalho na montanha agreste,
Que se fez ao mar em vagas procelosas:
Os louros da vitória, em tuas mãos calosas
Foram a herança que a teus filhos deste.
Por esse Mundo além
Madeira teu nome continua
Em teus filhos saudosos
Que além fronteiras
De ti se mostram orgulhosos.
Por esse Mundo além,
Madeira, honraremos tua História
Na senda do trabalho
Nós lutaremos
Alcançaremos
Teu bem-estar e glória.

enquanto eu aqui andar...


então isto é assim...
enaquanto o meu nick estiver ali naquela listinha do lado direito, não serão tolerados 20 post seguidos sobre a madeira/marítime/carrinhos a descer ladeiras/etc....

epah...ao menos falem dos Açores...que são muito mais ilhas....tanto...

2008-10-07

...momentos de felicidade!


...momentos vividos antes e depois do golo!

Um muito obrigado ao Ricardo, por ter conseguido registar este momento único!

Apoiar o Marítimo é fantástico...então no campo do adversário ainda é melhor...melhor ainda é quando estamos na UEFA a um passo* do sonho... (pena o gajo de amarelo ter estragado!)

* ler "golo"

...a viagem vista deste lado.


Por motivos profissionais foi impossivel acompanhar os desbobinadores ao estádio de merda (tiago, ao menos eu consigo usar as palavras todas ehehe) mas venho por este meio deixar um registo da informação que chegou até através dos média.


2008-10-06

"O euro de Valência..."


Aqui fica alguma informação sobre os "50 cêntimos" de Valência...

Tipo:

Mint:

Metal:

FDC/UNC

Espanha

ouro nórdico

Cunhagem:

Peso:

Diametro:

371 000 000 un

7.8 gr

24.25 mm

Acho uma informação bastante util para quem foi a "Tansferta to valencia - Diáspora on tour 08"

2008-10-02

Post de Valência (com ausência de tis)

Mae, vim comprar o pao!

Aproveitei, vou comer uma paella e ver o Maior das Ilhas.

;-)

(Valência é uma cidade com uma movida muito interessante - nao se pode beber na rua, mas isso é contornável...highly recommended! Vamos Maravilhas, estou com uma fezada que poderemos fazer uma gracinha)

MAÇA DE BRUNO

La vai la vai os nossos maravilhas..... adeptos do maritimo. Gostava de partilhar convosco uma experiencia de uma vida e aconselho, vivamente, a nao seguirem o meu exemplo, ate porque fz mal a saude. Neste momento encontro-me em valencia com mais dois ou tres camaradas desbobinadores e o momento as 10h50 da manha e de reflexao. (peço desculpa pela falta de pontuaçao, mas estes teclados espanhois sao uma m.... tao a ver nem palavroes um gajo pode escrever f.....).

Ontem, depois de 12 horas de viagem, uma multa no metro do porto (mas eu vou apanhar o fi......, outravez um gajo nao pode dizer nada nem m...... f............. c.........), 3 horas de seca no aeroporto e cerca de 7 km a juanito caminhante, finalmente deslumbramos o sonho, o nosso grande objectivo: a m........... (P...) do mestalha. Mas nao ficamos tristes, porque dentro daquele estadio de m........... estavam os nossos herois, esses f.................. que nem cumprimentaram, desprezaram-nos e a UNICA M........ que nos deram foi a MAÇA DE BRUNO. E hoje acordei de manha co uma gand cabeça e a marcar livres com oh c............. MARITIMOOOOOOOOOOO