2008-10-16

The Empire Strikes Back...

E à terceira ronda McCain teve de atacar.
Creio que face às anteriores prestações, poderá haver uma tendência para sobrevalorizar a prestação do candidato republicano (que até saiu-se muito bem na parte económica - que lhe tem sido muito cara - trazendo o tema para um contexto mais terra a terra através da explicação do que sentiria o "Joe the Plumber"e quais as medidas que preconizaria). No entanto é de frisar que "Jedi" Obama esteve seguro q.b., expondo as suas ideias e controlando a margem que dispõe.

McCain tentou trazer alguns assuntos incómodos para a candidatura democrata, mas estas questões foram com mais ou menos dificuldade rebatidas por Obama. No entanto, pessoalmente julgo que foi desperdiçada uma boa oportunidade para dar uma estocada final à candidatura republicana, aproveitando as pontas soltas que têm vindo a vir ao de cima.

McCain aproveitou ainda este debate para decalcar-se da administração Bush, consolidando um progressivo afastamento que já vinha sendo testado de há umas semanas a esta parte - a que não é alheia as baixas taxas de popularidade de W. Bush.

Não posso deixar de constatar, que depois de ver este debate, ainda não posso dar a vitória a Obama. McCain goste-se ou não do discurso, procurou sempre usar linguagem acessível, apelando ao americano comum, passando a sua mensagem em curtas frases - ao invés do seu opositor - pese os vários ataques que fez o possam prejudicar na captação de eleitores indecisos.
Ao contrário do que já vem sendo anunciado (e desejado) na Europa, face a esta discrepância de estilos que observei e pelo facto de a maioria dos americanos preferir este mesmo discurso prático e directo, não considero que a vitória do bloco democrata seja "fava contada" (embora creio e deseje que vá acontecer).

Veremos nos próximos dias (hoje no dia seguinte ao debate creio que começaram a sair as primeiras sondagens), se McCain retirou mesmo algum proveito da postura "Maverick" que mostrou hoje no debateou se pelo contrário isso o afectou.

P.S. Olhando aos outros debates, creio que este foi mais completo, com mais substância e permitiu verificar as grandes diferenças existentes entre os dois candidatos.

Sem comentários: