2008-01-23

Green is the new Black

Segundo o anunciado hoje [vide Público], Portugal poderá aumentar em 1% as suas emissões de CO2 para a atmosfera até 2020, isto em relação a valores de 2005. A UE aproveitou para reforçar medidas nesta temática ao anunciar coimas a aplicar às indústrias mais poluentes [só a partir de 2013], assim como o reforço de sensibilização mundial sobre outros blocos económicos e países, assim como um plano ambicioso que custará menos de 0,5% do PIB até 2020 [estimado em cerca de 3€ por semana por cidadão da UE]. A decisão que poderá levar a que certos países tenham que reduzir as emissões até menos 20%, baseou-se no PIB de cada país, sendo os mais ricos penalizados...

...ou seja já deveremos ter ultrapassado este valor, pelo que deveremos pelo menos manter estes nível de emissões actuais, o que poderá se vir a revelar complicado. Cada vez mais a onda verde entra no topo das agendas políticas, não se estranhando o facto do grosso do sistema energético depender muito dos chamadas fontes de energia fósseis não renováveis e acarretando um grave custo ambiental, cujo preço da principal matéria prima usada tem subido para níveis incomportáveis nos últimos tempos. Daí que a meta para o aumento das chamdas energias não renováveis esteja agora definida em 20% do total [contra os 8,5% actuais], assim como o reforço em investigação na área...

Será compatível a manutenção de um status quo económico de exigência de constante crescimento com uma cada vez maior preocupação ambiental? Poderão funcionar em sinergia ou serão completamente antagónicas?
É que mesmo dentro da Comissão da UE, já há fortes discordâncias, havendo contestação sobre algumas destas decisões, argumentando que trarão graves consequências a nível social e laboral [vide por aqui]. Por outro lado poderá levar ao grande aumento do custo médio de vida, na medida em que muitas indústrias farão sentir na factura esse aumento...Será que todos estaremos dispostos a abdicar de muitas coisas em prol destes objectivos? Será que o cidadão comum já assume estas preocupações como suas?

Ou será tudo uma questão de moda? ... parafraseando um desbobinador aqui do espaço [honra seja feita ao BOB]: "Nowadays Green is the new Black..."

2 comentários:

bob disse...

Obrigado pelo name dropping

...não havia ali um Nowadays.

il _messaggero disse...

foi só para contextualizar...