2008-11-28

Web 2.0

Se há um facto inegável na espantosa campanha que levou à eleição de Obama como 44ºpresidente dos EUA, foi a forma como o mesmo soube usar a internet para granjear apoio, tendo consolidado através deste meio a sua cada vez maior base de apoio. Isto notou-se no enorme montante monetário recolhido.
Ninguém dúvida que Obama inaugurou uma nova era, em termos de feitura e estrutura de campanha, quer em termos de relação com os próprios eleitores, que de certeza tenderá a ser copiada um pouco por todo o lado.
Aliado ao discurso de confiança [o que numa altura de crise é de louvar e realçar], a atitude e abertura demonstrada por Obama na relação com os eleitores, foi em minha opinião uma das razões para a euforia e dedicação prestada pelos seus ferverosos apoiantes.
Como exemplo, temos a criação [como um comum mortal] de vários álbuns de fotos no sítio Flickr [de onde retirei a foto em cima], onde Obama revelou alguns momentos da campanha. Recordo que outros canais da dita web 2.0 foram fortemente explorados pela sua campanha para fazer passar mensagem, constituindo assim uma forma alternativa de chegar ao eleitorado. Resumindo, tratou-se apenas de seguir as tendências seguidos pelo eleitorado, adaptando-os ao contexto de campanha.
No entanto, dá também azo para ver momentos mais pessoais da vida do candidato [por norma não são revelados] como a pressão vivida na aferição de resultados na grande noite de 4 de Novembro [aceder aqui].
Este Obama sabe!

Post scriptum: é de génio esta foto! O pormenor dos sapatos gastos do candidato ao mesmo tempo que revela trabalho de campanha, revela humildade e aproxima o candidato ao comum dos mortais! Mais que coincidência isto revela muito trabalho de marketing político [digo isto sem qualquer acepção negativa].

Sem comentários: