2008-11-07

Deplorável elevado ao quadrado



Se ontem condenei o uso de uma bandeira nazi no plenário da Assembleia Regional, pese concorde com o móbil que levou a tal acto, pior figura fez o grupo parlamentar do PSD-M passando por cima de tudo e todos [inclusivé Estatuto Político-Administrativo da Região] e deixando cair a sua verdadeira máscara.

O ilegal levantamento de imunidade parlamentar e suspensão de mandato, o impedimento de entrada do deputado em questão no Parlamento [passível de crime que poderá ir dos 6 meses aos 3 anos para os perpetuadores] e a suspensão "ad eternum" dos trabalhos da Assembleia até tomada de decisão em tribunal são grandes machadadas anti-democráticas, perpetuadas numa casa que deveria defender os anseios e vontades de TODOS os Madeirenses e Porto-santenses.

Repito: o impedimento de entrada de um deputado sufragado por vontade popular é uma grave ofensa e é um grave atropelo ao sistema democrático. E a suspensão dos trabalhos por tempo indefinido é um reforço a este atropelo, feita por uma bancada muito inebriada pelo (efectivo) poder absoluto que dispõe...

Ontem tinha o receio de que a acção irreflectida do deputado Coelho poderia ser contraproducente, podendo inclusivé branquear anteriores atropelos efectuados pela bancada da maioria (a proposta de alteração de regimento era apenas mais uma - já agora sobre isto vale a pena ler aqui).
Hoje ao ver toda a escalada mediática e as demais repercussões produzidas [por exemplo serão concerteza interessantes as explicações das hierarquias das forças de ordem pública, ao ver o acatamento de ordens por parte das força de segurança presentes, pronunciadas por elementos exteriores a estas - mostrando as interligações menos dúbias que cá ainda subsistem], terei que reconhecer que esta acção [mesmo mantendo a minha discórdia face ao exibido e no sítio onde o mesmo aconteceu] ao menos teve o mérito de dar a conhecer a verdadeira face do clima imperante na Região.

Para o resto do país, a cortina finalmente abriu e poderá assim observar os bastidores para além da habitual peça produzida pelo "partido da liberdade". Assim ao natural.

Post Scriptum: Já agora à semelhança de muitos, questiono-me se o sempre zeloso PR [vide questão dos Açores - pese até compreenda as suas reservas nesta matéria] não deverá actuar face à gravidade da situação?

Post Post Scriptum: Depois desta salgalhada toda, não seria mais conveniente dissolver a ALR? Será que este enxovalhamento todo não basta? Numa primeira instância diria que sim, mas olhando à manipulação que é passível de ser feita ao eleitorado [vide anterior eleição], não sei até que ponto seria indicada...

Sem comentários: