2008-11-05

Deplorável

Dia negro na Assembleia Legislativa Regional. A exibição de uma bandeira com uma suástica nazi em plenário por José Manuel Coelho, como forma de protesto para a redução dos tempos de intervenção na Assembleia por proposta do PSD-M (para os restantes grupos parlamentares numa alteração de regimento), ultrapassa todos os limites (e vai contra a Lei Geral do país).

Posso até compreender e concordar com o motivo de discórdia - a representatividade e a qualidade dos tempos de intervenção deverão ser mantido a bem do bom espírito democrático - que diga-se de passagem escasseia ao ver certas atitudes por parte do maior grupo parlamentar. No entanto, não posso deixar de condenar esta exibição, tal como o faria se fosse uma bandeira da ex-URSS (pese compreenda que a tolerância face a esta seja maior na nossa sociedade).

Quanto às acusações das ameaças de morte feitas contra o deputado, creio que haveria locais próprios onde essas poderiam ser expostas.

E assim vai a Assembleia Legislativa Regional!

1 comentário:

amsf disse...

Parece-me que a Constituição portuguesa "apenas" proibe a constituição de associações fascistas e racistas. Parece-me que não proibe a exibição dos respectivos símbolos. E alí o contexto e outro, é de condenação/comparação e não de apologia!