2008-11-04

369ª


...é desde esta noite, o número de vitórias do Maior das Ilhas sobre o nacional.

Numa situação outra situação, seria normal estar efusivo com mais esta vitória num derbie, com toda a carga irracional que o mesmo transmite e transporta. Ainda para mais, com um clube cuja matriz é completamente distinta do Marítimo (pelo menos nas suas origens).

Não, não me apetece embandeirar muito em arco.
Desde sempre o mais popular e maior clube das ilhas, o Marítimo há muito que vem atravessando uma lenta erosão (aliás comum nos outros clubes da região), havendo um progressivo afastamento das cúpulas dirigentes em relação à sua massa adepta.

Mais que saudar a vitória, esquecendo assim num ápice as cada vez maiores críticas da sua (desprezada) massa adepta, convém neste momento de celebração [onde porventura muitos dos críticos passarão do 8 ao 80], reflectir sobre o rumo que o clube tem vindo a trilhar nestes últimos anos.

O Marítimo de génese popular, orgulhoso dos seus 98 anos anos de conquistas efectuadas com muito esforço, dedicação e tenacidade, não é o Marítimo "caviar"de hoje, submisso ao poder político e refém da teia de interesses de meia dúzia (muitos com altos cargos no clube). O Marítimo Campeão de Portugal, o Marítimo dos 35 Campeonatos da Madeira, o Marítimo que conquistou a pulso a subida aos nacionais contra tudo e contra todos, não se reveria neste Marítimo amorfo e quase sem alma. Um Marítimo cuja SAD engrandeceu o património, em detrimento da sua maior riqueza: a sua imensa massa adepta - porventura o maior activo, isto dirigindo-me a todos aqueles que falam a estranha linguagem das SAD's e SGPS's...

Antes de pensamentos em títulos e glórias (Champions incluído), os sócios e simpatizantes pedem antes de mais que honrem e dignifiquem o emblema que ostentam. Desde os jogadores, aos treinadores, e a toda a estrutura directiva - em especial esta última.

Faço uma pausa neste meu pensamento.

Volto à parte irracional. Hoje tenho de tirar o chapéu aos primeiros pois lutaram e honraram o emblema que representam. Não envergonhariam o velhinho Marítimo popular. Ganhámos.

Vamos Marítimo!
"Soubeste honrar a Madeira com orgulho e altivez"

Sem comentários: