2008-11-22

Desenvolvimento não é só Cimento! II [e a importância que petições online podem ter]

Segundo li [via Ultraperiferias] foi hoje entregue, pela Quercus e pela Associação Amigos do Parque Ecológico do Funchal, em Bruxelas as assinaturas da petição (5291 - sendo que ainda está activa e na altura que vos escrevo já tem 5413 assinaturas) contra a construção do teleférico no Rabaçal. O documento foi entregue ao Director Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, e ao Comissário Europeu do Ambiente, Stavros Dimas.

Recorde-se que esta obra, envolta em interesses muito dúbios constituindo um grave atentado paisagístico ao dito local, está prevista numa zona coberta pela Floresta Laurissilva, em pleno sítio da Rede Natura 2000, sendo também considerada uma Reserva Biogenética do Conselho da Europa e Património Mundial Natural da UNESCO.

Pese o perigo não esteja de todo afastado, creio que este foi um passo importante na preservação de um recurso endógeno de valor incalculável e face à sua natureza ímpar no mundo.



Por outro lado, vem demonstrar que estas petições online podem constituir um ponto de partida de incentivo e estímulo à participação cívica, isto quando se sabe que os portugueses por norma são muitos reactivos nesse sentido, não agindo com a proactividade necessária e requerida. Contrariando aqueles que criticavam este tipo de petições (quando difundi esta pela minha rede de contactos, houve quem referisse que a mesma não serviria para nada), este acto vem assim demonstrar que sendo as mesmas bem orientadas e havendo a devida "accountability" isto é demonstração que as mesmas cheguem ao devido sítio, estas poderão se constituir importantes armas.

Post Scriptum: E tu já assinaste esta petição? Clica na respectiva imagem no canto superior direito e dá o teu contributo.

[imagens: via Olhares e Turismo da Madeira]

Sem comentários: