2009-12-18

Portugal tal como o Golden State


fonte: fontstock


Depois de ver tantas peças e reportagens nos media audiovisuais nacionais, depois de ler tantas reportagens nos media online nacionais, depois de ouvir tantas conversas nos cafés e pastelarias, confesso que eu, sou acometido por um sentimento de frustração, por até ter estado acordado na hora, num prédio em tabique (com cruzes pombalinas e tudo), mas nada ter sentido. Nem sequer um tremor. Ou vá lá, um tremelico estilo toque vibrar de telemóvel. Não, nada. E em consequência disso, lá tive eu que me resignar ao meu silêncio, enquanto ouvia histórias sobre o cataclismo e o sofrimento que foram aqueles 10 segundos.

(Adoro estas quase não notícias e o impacto que as mesmas têm em termos de ordem de abertura de telejornais. Faz me sentir na Califórnia!)

1 comentário:

Anonymous disse...

Eu sei que este pequenino acontecimento geológico gerou um pânico televisivo generalizado, talvez só comparado à vaga de frio que veria/virá atingir o nosso país nestas últimas semanas de natal. No entanto, devo dizer que senti o sismo, não durante 10 segundo como foi reportado, mas talvez coisa de 4 ou 5, o suficiente para me fazer levantar do sofá e e aperceber-me que já tinha passado.
Claro que como geóloga de formação, quando nós conseguimos experimentar algum acontecimento geológico, por mais pequeno que seja, é a histeria total. Mas meus amigos a explicação é simples. O geólogo estuda e trabalha com acontecimentos extremos que acontecem uma vez em milénios, na maioria dos casos e com mais sorte, uma vez em séculos. Por isso estes pequenos vislumbramentos do planeta activo que temos, em especial em terras lusitanas são magníficos. E talvez, quem sabe, alertem a população para dar um pouco mais de atenção aos geólogos e ao seu trabalho.
PS: Depois à outras elações a retirar...o primeiro site a dar notícias do terramoto foi o da USGS...o do nosso instituto de geofísica 1 hora depois do evento ainda estava "out of order".