2008-10-27

6=0 HOMEOSTÉTICA


Documentário sobre o movimento Homeostética, que surgiu em Lisboa nos anos 80 e foi constituído pelos artistas Fernando Brito, Ivo, Pedro Portugal, Pedro Proença, Manuel João Vieira e Xana. Utilizando o humor como estratégia de demarcação crítica, a Homeostética manteve sempre uma posição marginal de fortes influências Dadaistas e desenvolveu uma intensa produção que resultou em exposições, textos, manifestos, filmes, concertos e outras performances colectivas. Discretos nas suas realizações e desprezando olimpicamente a sua própria glorificação, os homeostéticos perderam em visibilidade externa o que vieram a ganhar em modo de existência. Para eles o sentido da vida encontrava-se na criação artística e a criação artística, por sua vez, permitia-lhes inventar novas possibilidades de vida.

in doclisboa.org

Tendo recebido uma menção especial na edição deste DocLisboa que ontem finalizou, este excelente documentário realizado por Bruno de Almeida em parceria com 2: - que tive a oportunidade de ver na passada sexta 24 de Outubro e no qual deixo o respectivo trailer - retrata a história e evolução do movimento Homeostético. Englobando o mediático Manuel João Vieira - quem não se recorda da sua memorável caminhada presidencial de 2000 (na qual participaram dois ilustres membros deste espaço), este grupo de jovens artistas realizando uma profusão de trabalhos nas mais variadas áreas - a criação dos míticos Ena Pá 2000 é apenas um exemplo disso mesmo - usou o humor para criticar a pequenez do país e do meio artístico português. Completamente adversos a qualquer tipo de reconhecimento, fosse pessoal, fosse por parte da elite intelectual da época - sendo muitas vezes vistos de lado - em 2004 Serralves dedicou-lhes a devida homenagem através de uma exposição comemorativa.

Assentes numa sucessão de códigos próprios ligados à própria herança cultural do país, não deixo de pensar que se Monty Phyton conseguiram o sucesso e projecção que tiveram pelo surrealismo e absurdo dos seus "sketches" na altura em que apareceram ou Seinfeld teorizando sobre o nada numa série homónima no início de 90's, este movimento olhando às suas produções e à multidisciplinariedade da sua produção artística e ao contexto vivido no país, caso estivéssemos noutro país, o movimento poderia ter tido uma outra projecção ou reconhecimento.

Fica dada nova dica. Vale a pena. Porque uma gaja boa, é porque não é boa à toa!*

*sábias palavras homeostéticas

3 comentários:

Boris Vi. An? disse...

Eu, à primeira, li 6-0! Pensei que fosse um post sobre os seis golos que o Belenenses encaixou nas balizas do marítimo no jogo para o campeonato nacional* de júniores.

A propósito de Nacional; está neste momento no 4.º lugar desse mesmo campeonato...

il _messaggero disse...

Esqueceste de te referir ao 2ºlugar do Marítimo B na Serie A da IIªDivisão, com uma equipa bem jovem...

Ainda assim, bem chutado Boris ;)

P.S. Em semana de dérbie, prognósticos?

Boris Vi. An? disse...

Marítimo ganha 2-1.
Normalmente ganha a equipa que está pior.

A não ser que o "salvador" Marcos resolva fazer o pior jogo da época.