2009-06-17

São Francisco

Dizem que as primeiras impressões contam muito, pois então pode dizer-se que a minha primeira impressão de São Francisco é bastante boa.

São Francisco é uma cidade fascinante, com imensa diversidade, ideal para todos os que gostam de cidades cosmopolitas onde se pode encontrar um pouco de tudo que este nosso planeta tem para oferecer.

Foram dois dias passados em São Francisco, onde não deu para ver a cidade toda (claro que nem sombras disso), mas que permitiu ficar com uma ideia das coisas e com imensa água na boca de descobrir muito mais.

As primeiras impressões centraram-se nos motoristas dos autocarros. A primeira paragem obrigatória era a Golden Gate Bridge (aquela a quem nós copiamos a nossa Ponte sobre o Tejo...LOL). Para lá chegar é necessário apanhar 3 autocarros, mas para aquelas almas que estão habituadas ao 50 (o autocarro que percorre lx) lá nos deparámos com motoristas de autocarro prontos a ajudar:

DICA 1: Digam sempre ao motorista onde querem ir, ele diz-vos onde sair, buzina ao próximo autocarro para esperar por vocês ou simplesmente diz-vos que não é este autocarro mas outro aquele que vos deixa no sítio certo.

A ponte é gira, sim senhor, mas para quem está habituado à Ponte sobre o Tejo, não fica lá muito impressionado. No entanto, tem uma coisa muito boa que a nossa não tem, podemos atravessá-la a pé. Ora aqui está uma coisa que não estamos habituados...para isso vale a pena apanhar os 3 autocarros.

A cidade é bastante acidentada...tem ruas saídas da ilha da Madeira, mas com larguras de avenidas, os quebra-costas são bastantes nesta cidade e percorrê-la a pé pode ser cansativo.

DICA 2: Os autocarros e restantes transportes MUNI, o termo CARRIS para eles (LOL) têm a vantagem de ter bilhetes que permitem transbordo, isto é, para cada bilhete de $1.50 pode andar-se de autocarro durante 90 minutos. Esta maravilha americana poupa bastante dinheiro ao turista que quer ver tudo numa cidade bastante grande.

As pessoas têm boa vibração e aparentemente a boa educação reina. São bastante simpáticas e é fácil interagir e perguntar coisas.

O primeiro dia da visita acabou com metade das coisas vistas...ponte, electricos, cais, ChinaTown, Lombart street (de longe), Union Square e Financial District. O serão foi passado numa casa de amigos ingleses, numa festa da eurovisão onde tinhamos de nos vestir a rigor (eu fui em representação da Alemanha), Portugal era representado por um tal de Ulas (este não estava vestido a rigor).

O segundo dia deu para ver melhor algumas coisas, andar no famoso eléctrico, subir a Lombart street, a rua mais acidentada do mundo e ver as casas Vitorianas de Alamo Square e... de volta a Santa Cruz.

Para vos abrir o apetite... e fazer um bocadinho de inveja... aqui vai

Sem comentários: