2008-08-21

Funchal - 500º aniversário


“(...) a vila do Funchal na nossa ilha da Madeira tem crescido em muito grande povoação e como vivem nela muitos fidalgos, cavaleiros e pessoas honradas e de grandes fazendas pelas quais e pelo grande trato da dita vila esperamos com ajuda de Nosso Senhor que a dita vila muito mais se enobreça e acrescente. E havendo respeito ao muito serviço que recebemos dos moradores e esperamos ao diante receber e de si (...). Por esta presente carta nos praz que daqui em diante se intitule e chame cidade e tenha todas as insígnias que as cidades de nossos reinos pertence ter (...)”.

in Carta régia de 21 de Agosto de 1508 publ. Arquivo Histórico da Madeira, vol. XVIII, 1974, p.512-513

A Mui Nobre e Leal Cidade do Funchal - 1ª cidade europeia criada fora do espaço europeu, celebra hoje o seu 500ºaniversário.

Parabéns Funchal!

Chuva e finalmente Ouro

Num dia em que caiu muita chuva em Pequim, parece que esta trouxe bons desígnios à comitiva portuguesa do Atletismo. Depois de um 8º lugar da marchadora Ana Cabecinho, Nélson Évora deu um grande salto para o ouro, repetindo o feito conseguido em Osaka'07 nos mundiais da modalidade (em cima na foto).
Poderia haver o risco do atleta acusar toda a pressão acumulada nos últimos dias face às expectativas criadas, mas tal não veio a acontecer.
4ª medalha de ouro do Atletismo português nos Olímpicos que curiosamente são as únicas conseguidas pelo país. Face ao fraco investimento efectuado na modalidade, é de reflectir toda esta onde de indignação existente em volta dos atletas, quando na verdade os mesmos não terão à partida condições para mais.
Parabéns Nélson!

P.S. refira-se que com esta medalha, melhoramos a nossa prestação no quadro de medalhas conseguida em Atenas'04 (isto porque temos uma medalha de ouro).

2008-08-20

Desbobina sem E320...

...só para dar conta que alguns de nós (guiados pelo Bob, havendo o baptismo de Carregador e eu) já experimentamos um "chinês clandestino".

Sem corantes, nem conservantes, com cerveja chinesa, com família chinesa a comer no quarto ao lado, passando pela zona onde eram confeccionadas algumas iguarias...

Voltaremos lá em Setembro (se não tiver entretanto sido encerrado) para experimentar mais alguns pratos e fazer uma conveniente crítica culinária ao espaço.

A primeira impressão foi muito positiva (isto de ter comido em cantinas universitárias durante anos também ajuda).

Jamming with Usain "Lightning" Bolt

Já aqui tinhamos feito referência ao feito extraordinário de Michael Phelps isto quando estava na caminhada para as 8 medalhas de ouros que conseguiu. No entanto e não tirando mérito a esse extraordinário feito, creio que a segunda figura destes JO, terá que ser obrigatoriamente Usain "Lightning" Bolt.

Depois de no passado sábado ter batido o recorde mundial na sua vitória no hectómetro, hoje conseguiu feito igual nos 200 m. Simplesmente extraordinário o "savoir faire" com que venceu as provas em questão...

Conhecido fã de Bob Marley [ainda está para nascer um jamaicano que não goste de Marley ou Tosh], fica então aqui a homenagem deste espaço ao atleta, mostrando um vídeo captado em Beijing no início do mês numa autêntica "Marley Jam Session" com o cantor escocês Paolo Nutini, celebrando assim a independência da Jamaica.

2008-08-14

Sem palavras...

....estou a ver o compacto da cerimónia de abertura de Beijing'08 acontecido à uma semana atrás...realmente está fantástico emuito bem conseguida [pese houvesse manipulação em relação ao playback da menina e nas imagens de fogo de artíficio]! No vídeo um ensaio acontecido a 2 de Agosto do espectáculo de fogo de artificio para essa cerimónia...

Post scriptum: pese todas as mensagens em contrário, a verdade é que pela expectativa criada, já esperava ver alguém da nossa comitiva medalhado...ainda assim, pese os resultados não estejam a correr de feição às nossas principais esperanças, creio que o apoio e o investimento feito foi o apropriado...mas isto é matéria de balanço final, pelo que vamos esperar para ver se as coisas começam a correr melhor...

2008-08-12

“it’s better to live one day as a lion, than a thousand years as a lamb”


...frase captada em 1970 "grafitada" na parede de um bairro de maioria hispânica em LA, pelo fotógrafo George Rodriguez em plena época de grande conflitos raciais, serve de mote a este projecto que junta a voz poderosa e raivosa de Zack de la Rocha, vocalista e MC dos míticos RATM (actuaram no Alive num concerto bombástico que assisti) com Jon Theodore, baterista até 2006 dos conceptuais e experimentalistas The Mars Volta (estiveram em Paredes de Coura), onde trabalhou com Omar Rodriguez e Cédric Zavala dos grandes At the Drive In...

O EP tem 5 originais e demais remisturas e saliente-se o facto de Zack aparecer aqui também ao sintetizador, carecendo as músicas de guitarra. A nível de letras mantém-se a mesma argúcia e agressividade habitual que a voz de Zack confere, destacando-se o nível regular da bateria. Saliente-se no entanto que este é um disco diferente, pelo que quem vem com a esperança de ver algo igual a RATM, sentirá porventura falta da guitarra de Tom Morello ou do baixo de Tim Commenford.

No entanto a nível pessoal, considero o disco interessante, sendo que claramente este Wild International (ver letra) é faixa para rodar vezes sem conta...

Mais info em: Myspace - One day as a Lion

Definição de normalidade por estes dias...


Nada de extraordinário...são exactamente 3h16 e Michael Phelps acaba de ganhar mais uma medalha de ouro com novo recorde do mundo dos 200 m estilos...
[mais info aqui - notícia posta à posteriori]

2008-08-11

Learning Azorean English by Eduardo Mourato


Eduardo Mourato - "The Blue Ocean"


When I was a young boy growing up in Portugal,
The Ocean was my home and my heart was in the ocean.
The Atlantic Ocean is the greatest of many seas,
And up to this day, I have all the memories.

When I woke up in my house with an ocean view,
I watched the waves break down and the colours were white and blue.
As I grew up, I never realized
What I had back there is a garden paradise.

When I left my country in 1972,
I left my house and the Ocean I always knew.
I also left my heart in the middle of the sea,
If my heart is there, that's the place where I should be.

CHORUS:
Watch the waves of the ocean and the skies so blue,
Feel the breeze from the sea - that's what I wish to do.
Keep all the memories closer to my heart,
So I'm going back to live forever by the Ocean side.

[nota do editor: Menção aos efeitos especiais usados no fim do vídeo...sem palavras...]

2008-08-06

Um bom exemplo do que a Vânia Fernandes poderia ter feito....

...sem ter que ficar ligada à [deprimente] Eurovisão!

[The Gossip...agradável surpresa (de Portland, EUA) que vi ao vivo no Alive 08 (ainda tenho de escrever uma review sobre o festival, isto quando já estamos às portas do SW'08 e Paredes de Coura já lá vai)!

Punk/Rock dançante com muito ritmo e batida, porém não muito trabalhado, pontuado isso sim pela voz (grande...em talento e tamanho) da vocalista. Excelente interacção com público [clicar aqui] e certeza que Portugal adoptou uma nova banda de estimação (algo habitual no nosso país para o bem e para o mal)!

Mais info: sítio Myspace da banda]

2008-08-05

Taste of Pakistan - Desbobina in "spicy mode"...

...mesmo junto às estreitas ruelas da Mouraria, detrás da praça do Martim Moniz, encontramos este pequeno e simpático restaurante indo-paquistanês. Não se espere muito da decoração (misto de tasca lisboeta cheia de azulejos com o tradicional zé-povinho e bugigangas do Centro Comercial da Mouraria), dado que ao contrário dos restantes restaurantes do género, a comida aqui é mesmo a atracção principal. Claro que há filmes de "Bollywood" na TV e os empregados por norma não percebem os pedidos (mormente a quantidade de bebidas), mas com a simpatia e presteza dos mesmos, rapidamente ultrapassamos a ideia pré-concebida associada ao segmento, assim como o aspecto algo minimalista e reduzido deste pequeno restaurante.

Não esperemos grandes listas de pratos disponíveis, mas [e agora a parte melhor] a tabela de preços é deveras recomendada dada a qualidade dos pratos apresentada. Média de 5€ por prato com acompanhamentos [6€ pratos mais caros - os de Caril e Briani de Camarão - excelentes] e o facto de haver comida halal [cozinhada segundo os preceitos do Islão] fazem com que seja possível encontrar neste restaurante paquistaneses a efectuar as suas refeições, facto que parecendo que não, confere um aspecto real à experiência.

Recomendado pelo bob [o melhor guia de bagatelas deste tipo em Lisboa], já lá tinha ido com a RatazanArivatana há cerca de duas semanas e rapidamente fiquei fã (alguns de nós estivemos lá na passada segunda feira). Não será propriamente um restaurante digno de figurar nos roteiros gastronómicos Michelin*, mas para quem procura algo diferente a um preço muito acessível, este será concerteza um sítio por onde passar. Recomendo os pratos com camarão, o caril de frango e briani de borrego. As shamoosas são vegetarianas e pareceram feitas na hora. A provar as deliciosas sobremesas disponíveis - desculpem mas não decorei os nomes, mas aconselho a 1ª da lista e a 4ª.

Situada num dos pontos mais multiculturais de Lisboa e quiçá local da nossa próxima aventura gastronómica (um chinês "clandestino" da zona deverá ser o nosso próximo alvo!), numa escala de 0-10 este acolhedor espaço leva um 7!

Mais info: clicar aqui numa review feita por outro frequentador do espaço - gosto do toque exótico da música

*mas é digno de figurar num blog de qualidade duvidosa como este...ah e no guia Timeout Lisboa (ehe)