Realizou-se no passado mês a 100ª edição do TT da Ilha de Man e não queria deixar passar sem fazer uma referencia à mais mítica prova do Motociclismo Mundial.
Assim muito resumidamente é uma prova de velocidade que se realiza num circuito de 20km (um circuito normal de F1/MotoGP tem em média 5 ou 6km) em estradas normais que passam no meio de casas e em estradas de montanha. Pode-se dizer tambem que é o mais perigoso circuito de sempre, visto que todos os anos ha alguem que não regressa. Este ano houve 3 vítimas mortais (R.I.P.).
Os eventos duram vários dias e as corridas são variadissimas, desde a atracção principal, as SBK, passando pelas Clássicas, tambem pelos side-cars até ao famoso Mad-Sunday onde a pista está aberta a quem quiser conhecer o traçado na primeira pessoa.
Em vez de estar a entrar em muitos pormenores vou deixar aqui uma transcrição da opinião de Mark Miller logo após a sua experiencia no TT, onde acabou no 26º Lugar aos comandos de uma Aprilia RSV Mille de serie. Miler é Californiano e a sua experiencia resume tudo:
"Eu ando de mota na estrada desde sempre, e este lugar é uma fantastica mistura de rodar na estrada e correr em circuito, com o 'hooliganismo' de algumas estradas nos canyons so Sul da California. chama por nós. É o evento mais fantastico do planeta e não há nada mais 'cool' que o TT.
Estou numa forma razoavel, mas não há maneira de treinar para o facto de estarmos sentados como um jóquei durante duas horas, sempre a saltar de umas polegadas acima do acento. Tenho os joelhos doridos como nunca tive. As dores nos braços chegam à segunda volta, mas depois vão embora. Os braços ficam mais fortes a cada volta. Quando se chega à 4ª volta, pensamos 'OK', tenho mais duas (120km de corrida). Já é substancial.
Há muita gente à volta da pista, com uma corrente constante de mão, cabeças e pés a passar a 250km/h. Muitas vezes estão a olhar-nos nos olhos nos pontos de travagem, e há alturas, quando vejo à minha frente numa travagem mais forte em que penso 'meu deus, se houvesse um pouco de àgua aqui entre estas árvores, a coisa ia ficar interessante'.
O TT é único no Mundo, é surper-especial.Tudo o que sabemos sobre pilotar uma moto em asfalto é colocado à prova numa única volta. Tudo!
Fiz o North West 200 no ano passado, para me preparar para isto, e assustei-me de morte. Pensava que Macau era a corrida mais perigosa do Mundo, até chegar aqui. Se caires em Macau, ao menos os bocadinhos estão todos no mesmo sítio. Fazes ricochete numa parede e os comissários dizem, 'bom, aqui está ele. A moto está aqui, o corpo está ali'. Na ilha de Man ou na North West há lancis de passeios, postes, penhascos, campos de golfe, e curvas de relevé ao contrario que fecham de repente, com seis Irlandeses loucos lado a lado. É assustador.
Não é preciso roçar nos muros ou tocar nos correctores, mas eu faço-o. Estou a correr contra tipos pela 20ª ou 30ª posições(entre 70 pilotos em pista) e uso mais a pista que eles. Eles não travam muito forte em Goosneck e eu apanho-os aí. Eles apanham-me depois pelo conhecimento que têm da pista, quando é preciso ir a 200km/h totalmente empenhado, de joelho no chão, e temos três curvas encadeadas.
Isto aqui não são 14 curvas, andando às voltas como um macaco a fazer habilidade. É verdadeiramente especial. Temos de correr duas horas sem fazer nenhum erro, unindo 266 curvas em cada volta. É preciso ser-se muito inteligente.
Os pilotos de Road Racing apreciam mais a vida por causa dos riscos que tomam, comparativamente aos que andam às voltas e têm escapatórias de gravilha. São verdadeiros gentleman. Não há muito ego no paddock. Isso não se pode fingir. Este não é um evento a fingir, onde se pode andar por aí de oculos de sol e capacete a brilhante a posar. Aqui o que conta é mesmo pilotar. Passamos pelo meio das árvores, postes bermas e ninguem anda aqui como se fosse dono do Mundo. A maioria são humildes e amigaveis, e muitos vão trabalhar no dia seguinte. Já fui 3º em Macau, por isso sei como é que este pessoal anda, e sei como pilotam os tipos da AMA (American Motorcyclist Association): os pilotos dos circuitos de velocidade não chegam para os pilotos de topo do Road Racing."
in MOTOCILISMO, nr 195, Julho 2007
Alguns números: - Guy Martin foi cronometrado a 310kmh. - McGuinness, vencedor das SuperBike 1000 fez uma média de 209km/h. - Mike Hailwood venceu a prova 14 vezes. - Este ano estima-se que estiveram presentes 100mil turistas e 20mil motas na ilha durante o evento.
6 comentários:
espetaculo
É bem capaz de ser mais giro que a super especial na Avenida do Mar :p
é um pouquinho de nada mais perigoso..eheh...
mas gostava de assistir ao vivo...
Deve ser é uma festa do caraças.. No video de 2007 tem uns clips do ambiente que se vive...
Um dia, bora lá..
primeiro catalunha...
este ano estou definitivamente em spanish mode...
em 'modo español' queres tu dizer... :P
Nas palavras de Luis Moya: "Izquierda fácil en salto derecho, Atención salto!! Carlos!! MIERDA!!"
WRC 'aquí vamos'!! :P
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