2010-06-24

Os putos já estão condenados.


"These kid's don't known they're working class; they won't known that until they leave school and realize that that the dreams they've nurtered throught childhood can't come true."


The Spirit Level - Why Equality is Better for Everyone (Wilkinson & Pickett) Penguin Books pp.117


Ironia como num raio de 200 metros numa das zonas de maior expansão imobiliária de Lisboa, temos um dos colégios mais selectos do país - segundo consta, a lista de admissão é praticamente impenetrável - temos uma escola pública num bairro degradado, com parcas condições para não dizer deploráveis, e no meio, entre as duas numa mera distância de menos de 100 metros, temos com um antigo armazém degradado que serve de abrigo a toxicodependentes que ali livremente se deslocam e pernoitam, havendo pouca ajuda disponível (pelo menos a nível visível) para reabilitá-los. Isto acontece em plena Lisboa (não vou nomear o sítio), mas poderia acontecer em qualquer parte do país.

Estive hoje na tal escola do bairro carenciado, pese toda a disponibilidade e boa vontade evidenciada pelos auxiliares e membros de ATL, ao olhar para aquelas crianças e ao ver aos seus pais, a primeira ideia que me ocorreu foi precisamente o título que pontua este texto.

O contexto social, a disponibilidade financeira dos pais, o grau de confiança existente na comunidade onde a criança interage e os estímulos que a mesma recebe, são tudo factores que influem no desenvolvimento das crianças, tendo um real impacto nas sua vidas adultas.

Sociedade altamente desiguais como a nossa, apenas estimulam e agravam estas disparidades, contruíndo uma abstracção de sociedade onde uma parte vive numa espécie de redoma de vidro longe de todas as adversidades, dentro dos seus condomínios e uma outra parte vive em quase estado de sítio, em contextos onde a confiança e segurança não abundam, repercutindo-se isso numa espécie de ciclo vicioso que afecta todos os aspectos da vida, afectando e quebrando os naturais e solidários laços que uma saudável sociedade deve possuir.

Um pensamento a ter em conta, quando num contexto de crise, são propagados argumentos populistas e demagógicos, como cortes em programas estatais no campo da assistência e na correcção de assimetrias existentes, numa pura lógica economicista sem olhar aos efeitos que tal medidas faria.

O ataque às consequência e não às causas, como p.e. os argumentos securitária e autoritários muitas vezes implicam, é outra característica da opção por lógicas suicidas a curto-prazo que nada farão se o problema não for abordado na sua raiz e numa lógica a longo-prazo.

Até porque as consequências advindas de uma sociedade mais desigual, não só afectaram os estratos mais baixos dessa mesma comunidade, como afectaram todos os outros, diminuindo a qualidade de vida, tornando menos solidária e confiante toda a sociedade (mais desconfiada e menos altruísta) e tornando em última instância, mais onerosa para o Estado a manutenção de certas operações vistas como essenciais (segurança, custos com saúde, etc.).

A redução desta disparidades, deveria ser assim vista como prioridade máxima.

Assim de repente, depois deste texto e sabendo-se as terríveis disparidades no nosso país - assim como a lógica adoptada, afinal de contas não constituirá assim tão grande ironia a existência destas contradições num curto raio de espaço. Isso é algo que uma grande parte da nossa classe dirigente ainda não se deu conta. Fazia bem saírem da redoma de vidro de vez em quando.



2010-06-23

"Be Yourself"



roubado a pensarcusta

os limites de RP

imagem daqui


"Há 522 anos, Bartolomeu Dias conseguiu, pela primeira vez, ultrapassar o Cabo das Tormentas, demonstrando que era possível ultrapassar o extremo Sul de África por mar, apesar de muitas tempestades e perigos.
O nome foi mudado para Cabo da Boa Esperança e é esta esperança que hoje, quase sete séculos depois, vocês vão continuar a alimentar. Na mesma cidade, apesar de todas as dificuldades e perigos, contra ventos e marés, vocês conseguirão manter bem vivo o sonho português, conseguirão dobrar todas as tormentas. E eu estarei aqui, tão longe e tão perto, a torcer, a vibrar e a festejar com vocês.
Hoje, todo o Mundo perceberá quem são os guerreiros nacionais."

Jornal A Bola, 22-06-10 pp.10


Esta é uma suposta nota de incentivo enviada por Nani aos seus colegas antes do jogo com Coreia do Norte, lida hoje n'A Bola. Depois de ter lido numa entrevista - feita por email com o Público - onde entre muitas coisas, Cristiano Ronaldo compreendia o aumento de impostos por parte do Governo, não era contra o casamento homossexual ou verificar que o mesmo tem uma concepção igualitária da sociedade, tendo todos os cidadãos os mesmos direitos e deveres, eis Nani a nos brindar, com todos os seus conhecimentos de história, uma interessante e erudita nota de motivação aos seus colegas.

Confesso que tenho muito apreço pelas capacidades dos jogadores em causa e certamente nada invalida que os jogadores em causa não possam ter tais pensamentos, mas olhando ao escrito, alguém acredita que tenham sido os mesmos a redigir tais respostas ou notas? É que as demonstrações públicas dos mesmos foram no sentido contrário - vide a futilidade e deserto de opiniões, como o mostrado em programas [intragáveis] como os Incríveis.

Nada invalida que possa haver alguém com dois dedos de testa [quero vivamente acreditar que existe], debaixo do habitual protótipo: jogador com a beldade da semana, carro de alta cilindrada, a roupa parola da moda, as experiências capilares e a irreverente tatuagem. Mas também é certo que numa era onde a informação circula a nível cada vez mais rápido e profundo, onde os jogadores estão cada vez mais expostos, há limites para o RP e para a assessoria de imagem. É que em última instância, a própria imagem do jogador acaba por sair lesada.

Questão de postura.


Saramago Pop Art retirado daqui


"(...)2010 es ya, para siempre, el año de la muerte de José Saramago, pero tus libros forman un maravilloso bosque de dignidad. Y yo me abrazo al árbol para mantener tu memoria."

José Luis Rodríguez Zapatero (1ºministro espanhol num memorial no El País)


Nutrisse ou não afecto pela pessoa, Cavaco, como presidente de todos os portugueses, deveria ter estado no passado domingo, nas cerimónias fúnebres de José Saramago, um dos maiores nomes da cultura portuguesa - ainda para mais, quando até declarou dois dias de luto nacional. Ao não comparecer, Cavaco, cuja animosidade para com Saramago era deveras conhecida (e era recíproca), mostrou uma pequenez de carácter e uma falta de tacto que apenas o desprestigia.

Aqui ao lado, até o primeiro ministro espanhol, não se furtou à feitura de memorial, publicado num dos maiores jornais daquele país. Questões de postura.

2010-06-21

O bobina no ártico

A minha participação num projecto de investigação de forma polígonais com análogos terrestres (ANAPOLIS) levou-me ao arquipélago de Svalbard, acima do círculo polar ártico. O nosso blog de divulgação das campanhas de campo pode ser visitado no endereço http://svalmarte.blogspot.com/

A campanha está a correr bem embora as temperaturas baixas e o vento gelado dificultem os trabalhos. O dia constante, com o sol da meia noite é realmente uma coisa fantástica, mas baralha um bocado o nosso sistema, pois uma pessoa nunca sabe que horas é que são. Ficam algumas imagens...

O nosso trabalho de campo


            As famosas renas...a meio da tarde



    O sinal de perigo ursos polares com o sol da meia-noite.


by Pedro Vieira "roubado" daqui



2010-06-16

a global World Cup


"Hundreds of angry football fans smashed vehicles in the Bangladeshi capital after power outages interrupted live TV broadcasts of a World Cup match, police said Sunday.

The violence erupted late Saturday when the blackouts hit Dhaka's southern Saidabad district just before the match between Argentina and Nigeria (...)" in ctpost.com


One of the odd subjects in football literature that always intrigued me, was the weird relation between Bangladesh people and the football World Cup. For a country who has never qualified for any major competition and puts cricket on top of their preferences, in a western view, it may seem a little strange all this buzz and madness around the sport.

"The elimination of Cameroon also mean the end of my life" said a bangladeshi woman in a suicide note after the african team lose to England in World Cup 1990. In 1994, after Maradona was throw out for using ephedrine, "20.000 Bangladeshis marched through Dhaka chanting 'Dhaka will burn unless Maradona is allowed to play" [Simon Kuper's dixit in is aclaimed "Football Against the Enemy" p.221].

In 2006 "The Hindu", a newspaper in India, stated that in the same World Cup and for the same reason, "about a hundred fans in Bangladesh commited suicide" [Kuper and Szymanski "Why England Lose" pp.243]. I always though that all this was a little hyperbolized.

Like a myth buster, last saturday proved me that I was wrong. Curiosly, with Maradona in the bench.

I'm starting to think that "La Mano de Díos" probably is real.



Os Gêmeos no Adamastor?


imagem própria

"(...)É pequeno olhar para o graffiti como vandalismo", argumenta Gustavo, "quando temos a Grécia em convulsão ou um navio a poluir quilómetros de oceano nos EUA." E continua: "Temos tantos problemas para nos preocupar por aí. O graffiti é apenas pessoas a dizer: "Estamos aí. Queremos contribuir para a mudança. Vamos lá!(...)"

via Público


Com uma exposição a decorrer desde 20 de Maio até 17 de Setembro no CCB, Lisboa não ficou indiferente à presença desta dupla afamada - em especial para quem circula pela Fontes Pereira de Melo. Hoje ao passar pelo Adamastor deparei-me com mais um mural da dupla - pelo menos a assinatura assim indicia.

Se para muitos, a "institucionalização" e a passagem do graffitti para as galerias seja um sacrilégio - acabando por tornar algo mainstream, algo que sempre teve uma matriz contrária (a contracultura é hoje vendável e "cool") - a verdade é que essa tendência é cada vez mais evidente, havendo o aparecimento de autênticas estrelas no meio, sendo estes artistas disputados inclusivé pelas próprias cidades. Mainstream ou não, fica dada a dica. Até Setembro no CCB. Até bem mais, um pouco por toda a cidade.

2010-06-15

BP Oil Spill


imagem via indymedia.us



If It Was My Home - Visualizing the BP Oil Spill (clicar)


Definitivamente os 801 km2 do arquipélago ficariam submergidos dentro dos 6500 km2 que a mancha já atingiu.




image from here


"You are asking which is more important - Brazil or US invasion?" one Haitain fan asked asked an American reporter in 1994. "We are hungry every day. We have problems every day. The Americans talk about invading every day. But we only have the World Cup every four years."

Simon Kuper "Football Against the Enemy" pp.226




2010-06-12

Já começou!

Quando o tempo e inspiração não andam pelo ar...





...Este espaço tem sido deixado um pouco ao abandono nos últimos tempos. A ver se acordamos de uma letargia, numa época em que muito acontece.

2010-06-07

Pop goes the world!

GOSSIP - POP GOES THE WORLD from V Magazine on Vimeo.



Porque hoje foi dado um passo efectivo no reconhecimento de direitos e igualdades, deixo-vos o excelente e colorido vídeo de Gossip, banda que estará no próximo Alive'10.