2009-09-27

O complexo de esquerda

Um dos problemas do nosso país é o nosso complexo de esquerda. A maioria das pessoas dirá que é o resultado de termos vivido sob uma ditadura fascista, no entanto, quando vemos países que vivem em ditaduras de esquerda achamos que lhes devemos seguir o exemplo (Cuba, China). Pois é, o povo português sofre de um grave caso de complexo de esquerda. As pessoas que são de direita são sempre identificadas como o bicho papão, as causadoras das desgraças alheias, das misérias sociais...enfim...tudo que de mal existe neste mundo.

Concordo plenamente que existem diferenças estruturais entre direita e esquerda, mas que essas diferenças não são o que a maioria das pessoas pensam, isso também é uma verdade. Por isso não encham a boca para falar de esquerda nem de direita no nosso sistema político português, porque uma coisa são as ideologias, outra bem diferente são as políticas praticadas, os decretos-lei aprovados em assembleia da república, os direitos e deveres dos cidadãos portugueses. Quando se analisam essas questões, libertando a mente dos grilhões direita e esquerda, podemos observar que partidos à esquerda como o PS defendem políticas de direita e partidos como o CDS defendem ideias de esquerda. Este facto choca muita gente, por isso é preferível continuar a falar em esquerda ou de direita, do que discutir o que é melhor para o nosso país...pois aí os interesses partidários, políticos, económicos já não teriam tanta margem para manobra.

Um dos pontos que chocou o nosso amigo João foi o facto de não ter revelado a minha escolha política. Pois posso dizer que, embora sempre me tenha considerado uma pessoa de direita, de certeza fruto da minha educação, vi sem surpresa que na bússola eleitoral estou mais próximo dos ideias de esquerda. Digo sem surpresa, porque sempre vi o meu mundo em diversos tons e cores e nunca me escudei numa visão a preto e branco...ou talvez mais apropriada...cor-de-rosa! Sei que defendo alguns ideias de esquerda e não me sinto nem frustrada nem irritada, mas também não tenho qualquer pudor ou vergonha de defender alguns de direita.

Quanto ao apelo ao voto de negação, como tão eloquentemente o nosso amigo João o colocou... não foi de todo a minha opinião ou apelo. A minha intenção foi a de desmascarar um PS disfarçado de partido com ideias de esquerda, mas que neste últimos quatro anos soube acabar com todos os direitos de esquerda que tão arduamente foram conquistados pelo povo português. O meu apelo foi sim contra o PS, mas a favor de todos os outros partidos, e o meu voto hoje foi contra o PS, mas acima de tudo a favor de um Portugal melhor.

Quero acabar dizendo apenas que é muito fácil citar exemplos de votos de negação com o voto em partidos como o PNR ou o PNM, mas tão te esqueças que vivemos num sistema democrático...e negar a liberdade das pessoas votarem nesses partidos é negar a própria democracia.

Só mais uma coisa...percebo que sendo da Madeira, o meu apelo ao voto nos outros partidos e por consequência o não voto no PS, possa parecer um convite ao voto de uma partidária do PSD, mas asseguro-te, vivo em Lisboa e trabalho em Lisboa e embora tenha vivido na Madeira e adore a Madeira como se lá tivesse nascido, esse facto não é o suficiente para toldar o meu pensamento a votar num PS hipócrita.

Infelizmente, vamos continuar sob o domínio desta hipocrisia embora agora com a esperança de que sem a maioria absoluta possamos libertar-nos deste aspirante a ditador em que o PS se tornou e ouvir e aceitar as ideias das outras forças políticas, pois é com pluralidade que o mundo avança.