2009-09-25

As mil e uma razões para não votar no PS

Depois de um belo jantar na casa de uns amigos acabámos a falar de política e em especial das últimas eleições. Como não podia deixar de ser discutiram-se diversos temas, e muitos foram os argumentos A FAVOR e CONTRA votar no PS.
Um dos argumentos utilizado e já bastante divulgado na comunicação social foi a diferença entre programas eleitorais dos dois partidos, que temos de ser realistas, têm possibilidade de ganhar estas eleições.
Nesta medida, e porque não gosto de falar do que não conheço, lá me dei ao trabalho de ir pesquisar e ler os ditos programas eleitorais.
As diferenças são abismais...
Numa análise puramente numérica o programa do PS tem 130 páginas e o do PSD 40. Ora não é para admirar que tenham chamado de vago o programa eleitoral do PSD.
Mas vamos ler o programa e não apenas centrarmos-nos no número de páginas ou no tipo e tamanho de letra utilizada.
Devo confessar que no caso do programa eleitoral do PS, fiquei com a sensação que os meus níveis de iliteracia estão bastante altos...pelo menos no que diz respeito a programas eleitorais.
Quando comparados, o P.E. do PSD é bastante conciso e até vago, pois o do PS vai a pormenores bastante interessantes:
1) Em relação às energias renováveis o PS vai tão longe como:"n) Terminar, a prazo, com a comercialização de lâmpadas incandescentes de baixa eficiência energética;"...o que não passa de pura demagogia pois todos sabemos que produtos como as lâmpadas incandescentes, electrodomésticos de classes inferiores à B, têm a tendência a desaparecer naturalmente uma vez que os mais eficientes são cada mais baratos e por isso mais competitivos... No entanto em Portugal o PS será o responsável por tal facto (Sarcasmo!).
2) Em relação aos transportes: "f) Permitir a compra de um bilhete com qualquer origem e qualquer destino em qualquer estação da rede ferroviária;"
Podia citar mais mas parece-me bastante enfadonho continuar, no entanto, convido-vos a dar uma olhadela...há mais pérolas.

Depois temos as mentiras descaradas:
"Em Portugal a despesa pública e privada em Investigação e Desenvolvimento atingiu 1,2% do PIB em 2007 e o número de investigadores 5 por cada mil activos. Mais importante ainda, a dinâmica de crescimento, produção científica, entrosamento entre universidades e empresas, relevância e reconhecimento internacionais, é hoje um dos principais activos
para o futuro."
Ora para contradizer esta afirmação temos o próprio ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago que 2009 dizia que tem como meta atingir 1 cientista por cada 200 pessoas activas...ora fazendo as contas...dá exactamente o que o que o programa do PS anuncia que já existe em 2007.FENOMENAL!!

Depois temos coisas mais obscuras para as quais desafio qualquer de vós a decifrar:
1)"m) Desenvolver um novo modelo de articulação entre o subsídio de desemprego e o trabalho a tempo parcial, tendo em vista aumentar as oportunidades de trabalho e a redução da informalidade." Afinal o que é a informalidade?
2) "a) Assegurar a posição de Portugal entre os 5 líderes europeus ao nível dos objectivos em matéria de energias renovávei sem 2020;" Não deveria ser ao nível dos resultados...ao nível dos objectivos é muito fácil...é só aumentar o número.

Enfim...é tanta a demagogia, a areia atirada para os olhos e até as mentiras que eu, pessoalmente, considero o programa eleitoral as mil e uma razões para não votar PS.
Não advogo com isto que votem no PSD ou em qualquer outra força partidária. Sou antes mais a favor de uma abstenção ( ou votos em branco) que numa verdadeira democracia deveria ter mais força do que realmente tem, uma vez que se é de maiorias que trata a democracia, a maioria que não vai votar ou vota em branco deveria contar para alguma coisa.
Apenas peço que pensem em consciência se querem votar num partido que se diz de esquerda, mas que acabou com todos os benefícios sociais que o povo português pôde conquistar com o 25 de Abril.

Pensem nos milhares de jovens que estão no desemprego ou em trabalhos precários ou não qualificados, tendo eles qualificações reais e não estas novas qualificações, aliás, novas oportunidades.

Pensem se querem votar novamente num governo que fecha maternidades por falta de dinheiro mas quer construir autoestradas, TGVs e aeroportos.

Pensem se querem continuar com o engano de que felicidade é sinónimo de educação e desenvolvimento, pois não é dando o 12º ano às pessoas porque as faz feliz que elas têm capacidades para o concluir, e nem isso trará desenvolvimento ao nosso país.

Pensem se querem votar em alguém que promete fundos, trabalho fácil e sucesso garantido, pois não se iludam a vida é difícil e para cada coisa que conseguimos é necessário muito esforço.
Apelo que votem ...sim... mas não neste PS disfarçado de defensor dos pobres e oprimidos, neste PS que diz que faz tudo...e no entanto nada fez (leiam o artigo do Nuno Rogeiro na Sábado)...não se iludam com um programa eleitoral que parece muito completo e bem escrito...mas pensem sim que a política é feita de pessoas e para as pessoas, e não nas promessas fáceis.
Votem em todos menos no PS. Este é o meu apelo!!

1 comentário:

baby_boy_swim disse...

subscrevo praticamente as mesmas palavras!