2007-12-16

...sorrisos amarelos...

Com a recente validação nas urnas do desejo de independência por parte do (ainda que diminuto e com baixa taxa de participação) eleitorado Kosóvar e sendo cada vez mais próximo uma aclamação unilateral de independência em relação à Sérvia, será que o dualismo europeu em relação à medida não fará descambar a situação uma vez mais?

Com a Rússia e o seu direito de veto no conselho da ONU - que 4ªfeira se reúne a discutir esta temática - a cobrir as posições irredutíveis da Sérvia, não se transformará (uma vez mais) esta região balcânica numa espécie de bête noire da Europa? Será que após estas últimas semanas de fulgor europeu - com êxitos (relativo na minha óptica) na cimeira UE-África e com a assinatura de um novo tratado reformador - este clima de lua de mel se desvaneça quando a posição externa da UE for posta em causa devido a esta temática?

Imagine-se o sorriso amarelo de uma Espanha a braços com a questão basca, isto que, face às declarações de Sarkozy a pedir à Sérvia que considere as suas posições...

Sem comentários: