2007-09-24

"ganda palhaço!"

Fazer-se uma história da mímica e das artes circenses e performativas sem se referir a figura de Marcel Marceau é um pouco como falar-se música popular portuguesa esquecendo Toy, ter um curso de geografias da sedução sem Zézé Camarinha como conferencista, ou ir para a praia e levar um balde com areia de casa.

A figura do palhaço Bip é uma referência incontestável no mundo da mímica, e é igualmente crucial na construção física do personagem para diversos actores bem como para movimentos de dança, como os de Michael Jackson.
Baseado no estilo de Chaplin, Keaton e Langdon, Marceau criou e recriou a pantomima dando uma profundidade brutal à figura do Mimo. Toda a sua vida foi pesquisa e procura de tornar cada momento humano um gesto silencioso... ironicamente conseguiu no sábado passado o mais difícil de eles todos...
I have spent more than half a lifetime trying to express the tragic moment.
The Guardian (London, 11 August 1988)
É caso para dizer: " Ah! Granda Palhaço!!"


P.S. - Pensei muito sobre qual o tema do meu primeiro post... e este lá acabou por surgir pela calada. Espero que a minha presença neste blog venha a ser do agrado do maior maritimista de Lisboa, dos sempre irredutíveis benfiquistas do Grupo Excursionista Vai Tu, mas sobretudo do enorme Freitas Lobo... ;)

3 comentários:

Anónimo disse...

Estava à espera de melhor para primeiro post....
saiu umaganda palhaçada....ainda por cima dum paneleiro francês...
mas é assim....
faz cá falata o carregador de piano....esse sim....de primeira...

bob disse...

Bem vindo.

il _messaggero disse...

Sê bem vindo JJT...já começas a justificar a aposta feita...

Só falta o Cardozo fazer o mesmo no Benfas...