2010-01-07

Enquanto nós por cá...



imagem retirada daqui (autoria James Cauty)

"Barack Obama nomeou uma transexual de 48 anos para um cargo público de relevo. A opção está a ser aplaudida pelas organizações de defesa dos direitos dos homossexuais e transexuais(...)"

in Jornal de Notícias


Muitas vezes pequenos gestos podem enviar grandes mensagens à sociedade. Numa matéria exclusica da esfera pública - o casamento em causa é o civil, é engraçado verificar que o que move a maioria dos defensores do não, são razões de foro espiritual/confessional.

Mais que o simples conceito de casamento - aliás muito lato e em constante evolução, o que está aqui é uma questão de acabar com uma descriminação sobre uma minoria. E o Estado, numa sociedade laica como a nossa, como máximo zelador pelo bem comum, deve e pode dar o exemplo. Tal como Barack acabou de o fazer nos EUA.


2 comentários:

Anonymous disse...

Por agora nomeou um transsexual para ajudar a definir que países são merecedores de adquirir armas americanas, imaginem o furor que será quando nomear alguêm de uma minoria para chefe dos torturadores de Guantanamo e outras prisões secretas espalhadas pelo mundo!

O Obama é/será o que foi o Blair para os mais atentos, uma fraude!

amsf

il _messaggero disse...

Concordo que as expectativas estariam bem altas, mas mesmo olhando e comparando ao legado de Blair - que a mim, pessoalmente, confesso que não me encheu as medidas - não nos esqueçamos que com todos os defeitos que o mesmo teve, foi responsável pela inversão da minimização e erosão do estado levada a cabo por Thatcher e Major. Aliás, se não fosse algumas das medidas introduzidas por Blair a fractura social no Reino Unido seria bem mais profunda.
Obama, mesmo com uma reforma de saúde algo "deficiente" face ao inicialmente proposto, consegue fazer algo que em mais de 70 anos, nenhum outro presidente conseguiu efectuar.
Creio que o que acontece é um problema de expectativas. Com Obama as mesmas estavam bem altas e a em termos internacionais, muitas pessoas esperariam bem mais e maior firmeza.
Também sou da opinião que houve muito "florear" à volta da sua figura, não se percepcionando bem aquilo que realmente defenderia, mas não creio que ainda é cedo para chamar Obama de bluff.

Todos sabemos que os caminhos da geopolítica podem ser tortuosos, mas nada impede que o sinal enviado com esta nomeação seja real.