2007-04-26

Nova Terra!




"Exmos. Senhores,

Hoje, dia da Liberdade, recebemos uma notícia verdadeiramente bombástica e da qual devemos estar orgulhosos: Portugal co-descobre outro planeta Terra! Este planeta orbita a estrela Gliese 581 que fica a cerca de 20 anos-luz da Terra. Os dados apontam para um planeta muito parecido com a Terra, no qual é possível a existência de água no estado líquido, um dos ingredientes essenciais para a existência de vida tal como a conhecemos. Para mais informações consulte:




O astroPT (http://www.astropt.org/) é um projecto de astronomia com diferentes funcionalidades que foi constituído no dia 21 do presente mês. Pertencem a esta comunidade especialistas de diversas áreas da astronomia. Poderão constatar que no nosso blog (http://www.astropt.org/blog/) estamos a acompanhar esta notícia em tempo real. Se pretender mais informação acerca desta fabulosa descoberta, contacte-nos para: press@astropt.org


Com os melhores cumprimentos,

Grupo astroPT

http://astropt.org"

6 comentários:

Strob disse...

Só agora??? Epah no outro dia quando soprei o balao acho k tava nesse planeta! lol Eu é k descobri isso!

Macaco Esperto disse...

...nesse dia tavas mas era em Namek. lol

Anónimo disse...

LOOL :D

Voltando ao tema...vi essa noticia e achei fascinante. Algo "supostamente" perto e que até agora tinha permanecido completamente na obscuridade. Será interessante os próximos desenvolvimentos sobre isto. Para quando as novas missões ao nosso planeta irmão?

il _messaggero disse...

ouvi dizer que "apenas" demora 20 anos e picos a viajar à velocidade luz para se poder chegar lá..humm...seria o caso de uma juventude perdida ou de simples criogenação (técnica de congelação tantas vezes referida no cinema - ver Demolition Man)?

Anónimo disse...

Eheh, realmente é muito muito longe...só mesmo mandando o raio de uma sonda e, e....

Ou então vamos esperar que algum alienígena nos visite ou então que as nossas tecnologias evoluam... :(

Macaco Esperto disse...

Não se esqueçam que é apenas uma suposição. Este planeta vem juntar-se a aquela lista de mais de 200 planetas que já se conhecem (..daí aquela sensação de ouvir a mesma noticia todos os anos..) que POSSIVELMENTE têm caracteristicas para ter vida (..o que não significa que é um ambiente "amigavel" aos humanos, possivelmente muito longe disso!).
Parte-se desse principio porque o planeta encontra-se a uma distancia do sol que é como o ponto de equilibrio certo: nem muito perto para torrar nem muito longe pa congelar. Daí a possibilidade de haver condições para haver àgua liquida, e onde ha àgua, há vida!
O que este tem de especial é a sua massa, apenas 5 vezes superior à massa da terra, o que faz dele um planete "irmão" por ser muito parecido.. não é nenhuma especie de Jupiter que, comparado com a Terra, somos apenas mais um bocado de rocha.
Quanto à distancia, 20 anos luz é muito perto em relação à distancia que a maioria dos sitemas solares se encontram, mas infelizmente demasiado longe para um simples humano e para a tecnologia hoje existente...