2010-07-05

Portugueses no Mundo - RTP1


Galeria de Arte Urbana ao Elevador da Glória (imagem própria via telemóvel)



"Abrimos as portas mais desconhecidas e alternativas de algumas cidade...Por todo o lado, há sempre Portugueses pelo Mundo...

Num país longínquo da Ásia, numa zona movimentada (ou desconhecida nalguns casos) da América, num canto de África, ou da Europa… Por todo o lado, há sempre Portugueses pelo Mundo. São pessoas que partiram das suas terras, mas que mantêm vivas as referências com Portugal.

Homens e mulheres que se acomodaram a novas temperaturas, novas culturas, novos sabores, novos amigos e que agora desfrutam do lugar onde vivem. Portugueses pelo Mundo mistura um programa documental com um programa de viagens. Em cada programa veremos entre cinco a sete histórias de portugueses que residem algures no planeta.

As histórias de cada programa irão entrelaçar-se umas nas outras e serão bem diferentes entre si, baseadas nas características individuais dos entrevistados, nas suas famílias, nos seus amigos, nos seus colegas de trabalho. Alguns protagonistas serão mais exuberantes, outros mais ponderados; alguns estarão totalmente adaptados à nova realidade que lhes cabe viver, outros estarão a dar os primeiros passos.

O único rasgo distintivo que se repetirá em todas as histórias e, por conseguinte, ao longo do programa e do ciclo, é que todas serão dinâmicas, ágeis e terão como cenário um país ou um lugar(...)"

via rtp.pt


Um dos melhores documentários que vi na generalista nos últimos tempos. Arejado, dinâmico e bem feito. Procurando igualmente fugir ao protótipo comum neste tipo de programas. E mostrando uma nova geração de pessoas que faz a sua vida fora do rectângulo (alguns desbobinadores aqui no blog). Uma verdadeira surpresa numa noite de sábado sem planos. Fica a dica!

Sem comentários: