2009-04-08

um alerta para o planeta

Este conjunto de conferências pretende suscitar uma reflexão aprofundada sobre alguns dos temas determinantes do futuro da humanidade e do nosso planeta. Convidaram-se personalidades que, pela importância das suas contribuições, têm marcado o debate das questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável.
Esta iniciativa da Caixa Geral de Depósitos insere-se no programa de sustentabilidade que tem vindo a desenvolver – em que se inclui o Caixa Carbono Zero 2010.
Ambiente, Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e a sua ligação à Sociedade da Informação, Cidades pensadas como pólos agregadores para os seus habitantes, são temas de actualidade irrecusável e correspondem a grandes preocupações do mundo actual.

Culturgest

Ontem realizou-se a primeira com António Gonçalves Henriques, Viriato Soromenho Marques e Nuno Lacasta. E além de estarmos perante uma muito boa casa para um tema que em Portugal continua fora do mainstream, a qualidade das intervenções foi excelente. A forma como o painel avançou pelo tema foi muito coerente e abrilhantou ainda mais a conferência. Sinal menos apenas para o moderador.

Primeiramente António Gonçalves Henriques fez uma abordagem inicial do que são alterações climáticas. De seguida Viriato Soromenho Marques, que orador excepcional, avançou com mais dados sobre este assunto e pegou na ideia de como o desenvolvimento sustentável é exequível com a ideia de desenvolvimento económico e redução das dissemetrias sociais. Finalmente Nuno Lacasta, que faz parte da task-force para a discussão do pós-Quioto apresentou as principais ideias e práticas governativas que estão a ser executadas e planeadas na UE.

Nas próximas terças feiras teremos mais conferências dedicadas aos temas dos Direitos Humanos, dia 14; Desenvolvimento Sustentável e Sociedade da Informação, dia 21 e Arquitectura Sustentável, dia 28.

obs: Entrada gratuita e beberete.

1 comentário:

il _messaggero disse...

elá..pera! Disseste beberete?

Ah, então sendo assim...(ehe)

post scriptum: Boa dica! Estarei interessado na de dia 21!