2008-04-22

o duro caminho para o paraiso?

Um padre desapareceu no Estado brasileiro de Paraná, ao início da tarde de domingo passado, depois ter iniciado um voo suspenso em balões de gás coloridos.

Adelir António de Carli, de 41 anos, partiu nesta aventura, cerca das 13h00, após a celebração de uma missa especial. Descolou da cidade de Paranaguá para cumprir o objectivo de permanecer 20 horas consecutivas no ar.

O mau tempo que se fazia sentir acabaria, contudo, por arrastá-lo em direcção ao mar de Santa Catarina, onde chegou a ficar a mais de 50 quilómetros de distância da costa.

A meio da tarde, Adelir efectuou um pedido de ajuda às autoridades portuárias através de um telemóvel via satélite. Queria que o auxiliassem na utilização correcta do GPS, que transportava, a fim de conseguir fornecer as coordenadas exactas da sua localização para terra.

O último contacto aconteceu pouco antes das 21h00. Após oito horas sem dar sinal foram, então, desencadeadas buscas aéreas e marítimas. Com o auxílio de pescadores, prossegue a procura no local onde Adelir terá efectuado o último contacto, enquanto fiéis rezam na igreja no Paraná. Entretanto, as autoridades já localizaram alguns pedaços de balões nas praias de Santa Catarina.

Esta não foi a primeira viagem do padre. A última deslocação aconteceu a 13 de Janeiro deste ano, com partida do Paraná para a Argentina. Carli levantou voo na cidade de Ampére para quatro horas depois aterrar em Santo António, na Argentina, num percurso de cerca de cem quilómetros. Para efectuar a descida, o padre foi furando uma parte dos balões com o auxílio de uma lâmina.

Os voos do padre, que utiliza roupa térmica, capacete e um pára-quedas, destinam-se a promover acções da Pastoral Rodoviária do Paraná, que celebra missas nas estradas aos motoristas.

in Expresso, 22 IV 2008

2008-04-12

Bob vai ao Cinema.

Venho de ver REC, a película de Jaume Balagueró e Paco Plaza que venceu o FantasPorto na edição de 2008. E Porra que é bom! Revisita o estilo handy-cam que Blair Witch lançou, embora mais ao estilo do recente Cloverfield, mas pela primeira vez é-nos dada uma razão forte para que a personagem continue a gravar mesmo que lhe possa custar a vida: o que aqui temos é uma equipa de televisão que começa o filme a fazer uma reportagem banal sobre o quotidiano do corpo de bombeiros local; quando tudo começa a acontecer, até faz sentido que o repórter se esforce para manter a câmara ligada. Não me alongo mais, aconselho o visionamento e deixo-vos um dos mais inteligentes teasers que conheço, para um dos mais assustadores filmes de terror que já vi.



Divirtam-se.

2008-04-11

Mini Retornado destrói 3 cadeiras e uma arca de gelados em Sobral de Monte Agraço

Um indivíduo de baixa estatura provocou alguns estragos no Snack Bar "António's" no Centro de Sobral de Monte Agraço. Nelson Fagundes, o anão, é descrito pelos vizinhos como pacato e nunca havia provocado qualquer problema desde que foi para ali morar em 1975, quando a sua família regressou da Guiné fugindo da crise da descolonização. O homenzinho de 49 anos terá alegadamente reagido agressivamente a um comentário discriminatório em relação à sua altura por parte de um empregado do estabelecimento onde se encontrava.
Nelson Fagundes foi detido e levado imediatamente para a esquadra por um polícia que fazia a ronda de bicicleta.